Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) denuncia a ganância e falta de humanidade dos países ricos no enfrentamento da pandemia!
A nova onda de covid-19 é cada vez mais real e pode trazer consequências ainda mais devastadoras às vidas humanas e para a economia. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ghebreyesus, não apenas alerta a velocidade que o vírus se propaga, mas denuncia a ganância e falta de humanidade dos países ricos no enfrentamento da pandemia.
O diretor-geral da OMS alerta: “é uma injustiça terrível a desigualdade de vacinas pelo mundo. Isso não é apenas um ultraje moral, é também epidemiológica e economicamente autodestrutivo”. Estudos da Oxfam e da UNAids estimam que os países ricos compraram doses suficientes para imunizar toda sua população três vezes até dezembro de 2021. O cúmulo do egoísmo e a falta de compromisso global destes países ficam nítidos quando observamos que nove em cada dez pessoas em 67 países pobres não receberão vacina este ano.
Quem não lembra do Genocida Trump, na época, ainda era presidente do EUA, desviando respiradores?! Joe Biden consegue ser tão cruel quanto o seu antecessor, mantém o embargo contra Cuba, que dificulta a chegada de insumos médicos e sufoca a economia cubana. Fosse um presidente minimante humano estaria ajudando a Ilha acelerar a produção dos seus imunizantes Soberana e Abdala pra serem ofertados aos países pobres. Mas os norte-americanos estão mais preocupados em dar golpes na soberania de outras nações do que se meter com causas humanitárias.
Tem mais: a essa altura do campeonato, por questões comerciais, convivemos com absurdos de vetos aos imunizantes de alta eficácia, a exemplo do Sputnik V. A quem interessa esta guerra mercadológica que coloca o destino da humanidade em cheque? O Brasil é um caso à parte. Temos um genocida declarado no poder, com desgoverno tão corrupto que negocia propina das vacinas, enquanto nega a ciência e causou o maior massacre do povo brasileiro desde a era colonizadora.
Parece que os países ricos não aprenderam nada com esta pandemia. Em nosso país, vamos continuar a luta que coloca a vida acima do lucro e seremos implacáveis na derrubada do governo da morte.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário