É a Bahia do trabalho de mãos dadas com o Brasil que segue no rumo certo!
Xique-Xique recebeu o time de Lula e Jeronimo para anunciar projetos que vão revolucionar a região. Acompanhado do nosso governador, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, autoridades de toda Bahia e nosso povo que lotou a solenidade, prestigiei um dos atos mais potentes dos nossos governos.
As ações conjuntas envolvem o governo do Estado, governo Federal, Banco do Nordeste, IF Baiano, empresários, agricultores e parcerias Público-Privada, o que mostra o gigantismo do ato desta quinta-feira. Demos a largada do edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar a (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú.
A ação vai transformar a agricultura regional e potencializar as culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga). É desenvolvimento regional, infraestrutura, garantia de soberania alimentar, acesso à água, geração de emprego e renda na veia.
Tão importante quanta a ação acima é o Projeto Público de Irrigação do Baixio Irecê, o maior da América Latina. Por meio da Codevasf foi assinado o protocolo de intenções com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) para a concessão de dois lotes irrigáveis onde serão implantados viveiros para produção de mudas de espécies nativas (aroeira e angico) e mudas cítricas, bem como instalação de um Centro de Transferência de Tecnologia em Irrigação e introdução de novas culturas em áreas do Perímetro Irrigado Baixio do Irecê.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, até o final de 2024, o investimento em obras de infraestrutura e produção deve chegar a R$ 500 milhões numa área de 8 mil hectares. As etapas 1 e 2, implantadas pela Codevasf, receberam financiamento de R$ 100 milhões por parte do Banco do Nordeste, entre recursos para empresários e pequenos produtores, correspondendo a uma área de 1,8 mil hectares que já está em início de produção.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário