Empoderamento das mulheres rurais da Bahia
Depoimentos iguais a da jovem Gisélia, agente comunitária (AC) tem o brilho da conquista. Monte Santo recebeu mais de R$ 13 milhões de investimentos na agricultura familiar. Isto faz toda a diferença no município que tem 70% da sua população na zona rural. É geração de emprego e renda na veia.
Eu sempre defendi a permanência da juventude rural no campo, lugar que eles (as) vivem e amam; desde que criemos as condições ideais para que estes companheiros (as) possam trabalhar de forma digna e com perspectiva de futuro. O exemplo de Gisléia está consolidado nos 27 territórios de Identidade da Bahia. As mulheres rurais estão empoderadas, tendo suas rendas, além de se organizarem coletivamente pra combater a violência doméstica, tudo isso com o apoio do Estado e do nosso mandato parlamentar.
Atualmente, as agroindústrias iguais ao que fomentamos no Altar do Sertão é uma das grandes forças da agricultura familiar baiana. Como podemos ver no vídeo, hoje existe o espaço Monte Sabores, ponto de venda estratégico pensado para vender os produtos dos agricultores familiares, o que alimenta o círculo virtuoso da economia solidária.
Os produtos da Coopersabor vêm do licuri, fruta nativa da Caatinga. Eles produzem desde balinha, doces até azeites e cervejas artesanais. O sucesso do licuri rompeu fronteiras, neste mês de agosto foram enviadas 14 toneladas do licuri in natura para uma empresa alimentícia chinesa. Tanto desenvolvimento socioeconômico chegou até o semiárido baiano porque temos um governo que sabe cuidar de gente e sabe onde e como agir pra gerar esta revolução na agricultura familiar.
Gisélia, o seu depoimento me tocou profundamente e vai ao encontro ao tipo de política que eu acredito, a que transforma a vida das pessoas. Obrigado por seu apoio. Federal é 1312!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário