Encontro das Guardiãs da Agrobiodiversidade!
As mulheres baianas têm grande poder de luta e fazer acontecer. Foi com esse espírito que mais de 300 agricultoras familiares de Senhor do Bonfim participaram do I Encontro das Guardiãs da Agrobiodiversidade do Semiárido Baiano.
O encontro é mais uma realização da SDR/CAR por meio do Pró-Semiárido.
O Pró-Semiárido é mais um projeto de parceria vitoriosa entre o governo do Estado da Bahia e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Os principais temas desse encontro foram Caderneta Agroecológica, feminismos, empoderamento e autonomia das mulheres.
O governo do Estado tem fortalecido a luta das mulheres do campo e abraçado as suas causas, que são universais.
De acordo com a companheira Maria Silvani Gonçalves, “no momento que a caderneta chegou, e que foi anotada, deu visibilidade para aquilo que toda mulher sertaneja está acostumada a fazer, só que muitas mulheres dizem: – eu não faço nada, só tomo conta da casa, meu marido é quem trabalha -. Mas toda mulher gera alguma renda. Então, essa caderneta chegou para nós para dar uma visão do nosso trabalho, para ajudar muitas mulheres. Nós estamos aprendendo a viver a caderneta, porque ela não é só anotação é uma forma de viver. Com ela, a gente aprende e abre os olhos pra ver o tanto de coisa que a gente faz”.
Parabéns às nossas mulheres guerreiras, que todos os dias ganham mais espaço e assumem o protagonismo no meio rural – espaço historicamente dominado por homens.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário