Escada: Os primeiros degraus da luta
O meu amor pela terra e lutas populares começou desde cedo. Ainda na pré-adolescência, tive a oportunidade de conciliar os estudos com a prática do campo. Enfrentei as dificuldades de menino pobre que precisava trabalhar pra completar a renda e poder concluir os meus estudos. Mesmo ainda menino, me dei conta das brutais contradições e retrocessos socioeconômicos impostos pelo poder dominante aos nordestinos.
No Nordeste a questão agrária é marcada pela ação predatória dos latifundiários e a constante violência contra os trabalhadores rurais, tanto físicas quanto na questão de direitos. Vi de perto o desenrolar da luta das Ligas Camponeses iniciada pelo icônico líder Francisco Julião, que viria ser deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O lema destes bravos (as) companheiros (as) era: “Reforma Agrária na lei ou na marra” contra a secular estrutura latifundiária no Brasil.
Em Escada fiz amigos de uma vida inteira, aprendi as lições educacionais e também política. Todas essas experiências com a questão do campo e a opressão vivida pelo nosso povo foram fundamentais na minha formação de militante e depois como homem público. Escada é o alicerce para minha formação em Agronomia e que me deu um farol de milha pra iluminar as lutas que viriam.
Não é muito dizer que quando fui Secretário de Desenvolvimento Rural no governo Rui Costa, em boa medida, resgatei os anseios dos trabalhadores rurais da época de Escada: seja na maneira do Estado ouvir as demandas dos agricultores familiares até a necessidade vital de fortalecermos ações como a titulação de terras, o acesso à assistência técnica e extensão rural, mecanização, o apoio às agroindústrias e tantas outras políticas públicas cruciais que desenvolvemos na SDR.
A luta continua até a democracia ser a única soberana na questão agrária!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário