Federação Brasil da Esperança pensa o futuro de Ilhéus
A Federação Brasil da Esperança de Ilhéus realizou na manhã deste sábado, o Seminário Pensando o Futuro de Ilhéus, tendo como palestrante, o professor Alessandro Fernandes, reitor da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Iniciativa importante para integrar a universidade ao debate das questões de política pública municipal.
1
A plenária contou com a presença de mais de 300 militantes dos três partidos da Federação PT, PC do B, PV, também de militantes políticos e de lideranças de Canavieiras, Una, Itabuna, Itacaré, Itapitanga, Coaraci, Maraú, Uruçuca e Ubaitaba. O ponto áureo do Seminário foi à massiva participação da sociedade civil que está disposta a ajudar a Federação a construir o planejamento da Ilhéus do Futuro. Não restam dúvidas, este ato é a prova inequívoca do acerto da iniciativa dos partidos.
A seguir, acompanhe as análises dos presidentes partidários que compõe a Federação e do Reitor Alessandro Fernandes, que palestrou magistralmente no Seminário.
Edney Mendonça – Presidente do PT de Ilhéus.
– A importância do encontro de hoje é justamente consolidar este espaço democrático entre PT, PCdoB e PV que formam a Federação, optamos pela ação unitária protagonizada pelos 3 partidos. Nesta perspectiva, o Seminário foi muito positivo para discutir a sucessão em Ilhéus, mas, além disso, queremos debater projetos para a nossa cidade.
Para este encontro, reunimos deputados, secretários, lideranças locais e regionais e população, com objetivo de ouvi-los e saber o que estes companheiros (as) pensam a respeito da cidade e quais são as suas principais demandas. Entendemos que tão importante quanto debater a sucessão em Ilhéus, é consolidar um projeto robusto composto de diversas lideranças e participação popular capaz de oferecer grandes nomes de homens e mulheres preparados para dirigir a cidade e representar a sociedade no poder legislativo. Concluiu o presidente do PT Ilhéus.
Josenaldo (Jó) Presidente do PC do B
– Faço um Balanço muito positivo da plenária. Esta é a primeira atividade feita pela Federação, onde estamos construindo um projeto político conjunto para Ilhéus entre PC do B, PT e PV, e também ampliamos o debate para outras alianças futuras que venham somar ao nosso projeto.
Ilhéus vai completar 500 anos e o nosso propósito é ter um projeto político forte, respaldado por partidos, lideranças, nossos governos estadual, federal e o povo. Neste primeiro momento fizemos o debate econômico sobre a cidade, o Reitor da UESC Alessandro Fernandes levantou muito bem diversos aspectos que podem contribuir com o nosso desenvolvimento socioeconômico. Em um segundo momento vamos construir outros debates junto a sociedade para tratarmos de de forma aprofundada de setores como Turismo, Educação, Cultura, entre outros. Destaco ainda a participação do vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão (PSB). Concluiu o camarada Josenaldo.
Rogério Matos – Presidente do PV
– Quando tivemos a ideia de ter um Seminário para debater a cidade de Ilhéus, pensamos numa proposta de construção coletiva entre a Federação e toda sociedade civil organizada. Entre os principais pontos tratados, destaco a necessidade de construímos um planejamento de cidade baseado na sustentabilidade. O progresso tem chegado ao município via governo do Estado e Federal, mas sem a devida preocupação com a preservação ambiental. Tanto que temos tido problemas de alagamentos com as chuvas, aquecimento da temperatura e outras problemáticas.
Durante o evento, trabalhamos outros eixos relevantes para a cidade como a continuidade do acesso as políticas públicas destinadas à agricultura familiar; melhoria da infraestrutura, especialmente a questão do transporte público que atende a população e turistas, passando pela necessidade na melhoria e ampliação do aeroporto. Tratamos da saúde, mas esta área está bem assistida devido os investimentos dos nossos governos.
Visualizamos ainda um grande espaço para o crescimento do ecoturismo em nossa cidade. Por último, destaco que a partir deste primeiro seminário temos a base para ampliarmos o debate em toda cidade, queremos ouvir as comunidades e bairros para construirmos um planejamento inclusivo e participativo. E vamos finalizar 2023 com uma segunda grande plenária. Finalizou o presidente do PV.
Alessandro Fernandes – Reitor da UESC
– Primeiro lugar a Federação está de parabéns pela realização do Seminário. Foi um ato democrático, grandioso, que chama a sociedade ilheense a um debate aberto e transparente para tratar o destino do município. A população foi ouvida, colocou os seus anseios, teceu críticas, o seminário se deu de maneira bem interativa e construtiva.
O segundo ponto é que a Federação pelo que demonstrou no dia de hoje prova que está preparada para governar Ilhéus, porque entende que a participação popular é fundamental para este debate de pensar a cidade e o seu futuro. O ponto central da plenária e que ficou muito claro para todos os presentes, é de que Ilhéus deve ser pensada e estruturada como município polo, devido toda a sua importância política, econômica e cultural. Claro que a prioridade é a população local, mas Ilhéus precisa pensar e agir de forma regionalizada.
No que tange a questão acadêmica e a nossa participação no debate político, na minha concepção, a universidade deve está presente nos grandes temas da sociedade. Temos como finalidade o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por isso mesmo, a universidade precisa está inserida em tudo que acontece em seu entorno. A instituição em si é suprapartidária, mas ela tem obrigação de está presente nas grandes discussões de interesse coletivo. Portanto, o evento de hoje foi extremamente positivo para pensarmos a Ilhéus do Futuro, através dos olhares partidários, acadêmicos e principalmente da sociedade civil organizada. Concluiu o magnifico reitor, Alessandro Fernandes.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário