Festejemos o Dia das Baianas de Acarajé!
É impossível imaginar a Bahia sem a presença marcante das baianas de acarajé.
Elas são veneradas por seus quitutes e amadas por todo Brasil. Tanto que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou no dia 1º de dezembro de 2004 como Patrimônio Nacional o “Ofício da Baiana do Acarajé” e a importância cultural dos saberes e fazeres tradicionais aplicados na produção e comercialização das chamadas comidas de baiana.
Reconhecimento mais que justo pelo ofício destas guerreiras que iniciaram suas trajetórias desde o século XVI, com seus costumes e religião. De acordo com estudos publicados pela Fundação Palmares, as primeiras baianas de acarajé foram escravas africanas alforriadas. Ou seja, por trás da simpatia e sorriso de cada baiana de acarajé, existe todo um legado de luta, tradição, resistência e empoderamento, que é passado de geração a geração.
Nesta data marcante parabenizo todas as baianas de acarajé deste imenso Brasil. O meu abraço especial vai para as baianas da nossa Boa Terra, afinal tudo começou aqui.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário