Fruto de ouro da Bahia
Na Bahia, a cultura cacaueira renasceu com a força do povo. Atualmente, dos 68 mil estabelecimentos que plantam cacau, 53 mil são da agricultura familiar. Os investimentos não param de acontecer e já destinamos mais de R$ 42 milhões em projetos de inclusão socioprodutiva em toda a região produtora de cacau.
No final de 2018, traçamos um Plano Operacional para o Cacau e Chocolate em parceria com a Ceplac. A ação beneficia diretamente cerca de 20 mil agricultores familiares. Desde então, realizamos ações estratégicas que permitirão elevar, em cinco anos, a produção de cacau na Bahia para 240 mil toneladas/ano, até este ano de 2022.
Entre as principais ações temos: abertura de linha de crédito específica para a lavoura cacaueira, subsídios para produção de mudas e insumos, criação e indicação geográfica da produção do cacau, preservação da Mata Atlântica, prospecção de novos mercados, capacitação profissional, regularização fundiária e ambiental, difusão tecnológica, assistência técnica e extensão rural (Ater), capacitação, educação, gestão e empreendedorismo e infraestrutura rural e fortalecimento da agroindústria.
Criamos a Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, marca da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba). Os chocolates da cooperativa já alcançaram 40 municípios baianos e em 6 estados brasileiros, em supermercados, padarias, lojas de conveniência e de produtos naturais, restaurantes e plataformas marketplaces especializadas em delivery de alimentos.
Outro grande exemplo que demonstra a força da cultura cacaueira é o nosso Chocolat Festival Bahia, considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate e derivados. Aqui, o fruto de ouro se transformou no orgulho da Bahia.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário