Genocídio brasileiro!
A Guerra do Paraguai ou Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) é considerada o maior conflito armado do continente sul-americano. Essa guerra, que durou seis anos, envolveu quatro países: Brasil, Argentina, Uruguai contra o Paraguai foi total carnificina. É considerada pelos historiadores um genocídio contra os paraguaios. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas foram assassinadas, quase metade da população paraguaia na época. Dois terços das vítimas eram homens, que foram praticamente dizimados.
O Brasil não ficou para trás na estatística das mortes. Do lado brasileiro morreram 50 mil soldados, a imensa maioria era negro, índio, mulatos, ou seja, o povo. Trazemos esse breve relato histórico para mostrar o quanto o coronavírus está sendo devastador no Brasil. Em pouco mais de três meses desde o primeiro caso registrado no país, o covid-19 já matou mais de 53 mil pessoas. Para se ter uma dimensão do genocídio provocado por Bolsonaro, vejam os números globais e entendam porque estamos diante de uma guerra fratricida.
O número de mortes por coronavírus no mundo é de 483.207. Ou seja, o Brasil tem mais de 10% do total de mortes por covid-19 do planeta. Em número de infectados os dados também são assustadores, atingimos a triste marca de 1.193.609 acometidos pelo vírus. Se analisarmos que o número global é 9.440.535 de infectados, temos a exata dimensão do princípio que a política da morte Bolsonarista nos levou. Se não fossem governadores, prefeitos, sociedade e entidades humanitárias lutando ao lado do povo, o massacre seria ainda maior!
Qual presidente cometeria tanta atrocidade ao expor concidadãos a tamanha barbárie e ainda estaria colado na cadeira da presidência agindo como um gângster? Na guerra de Bolsonaro, assim como na Guerra do Paraguai, as maiores vítimas também são o povo pobre que morre de coronavírus e dos terríveis impactos que a pandemia provoca no país.
Estamos diante de uma pandemia que atacou todos os continentes e o Brasil é o epicentro do caos. Derrubar Bolsonaro não vai apagar o maior genocídio brasileiro da história. No entanto, estancamos de imediato essa sangria que mata milhares de vidas. Ele precisa cair!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário