
Governo Lula gera 257 mil vagas em empregos formais em abril
Vamos combinar, meus amigos e minhas amigas: diante das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a maior vitória do governo Lula é a geração de empregos formais. O Brasil registrou um saldo positivo de 257.528 empregos com carteira assinada em abril, o melhor desempenho para o mês desde o início da atual série do Caged, em 2020.
Vejam o que diz o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, sobre a expansão dos empregos formais, mesmo numa conjuntura desfavorável:
“Estamos fazendo quase um milagre para manter a economia funcionando, criando e gerando novos empregos – porque, de fato, os juros estão excessivamente elevados”, declarou Marinho. “Tomara que o Banco Central escute isso e perceba que pode parar de aumentar os juros.”
Qual o segredo para o governo Lula gerar tantos empregos formais em tão pouco tempo? Temos um presidente que acredita e impulsiona o setor produtivo. O ministro Marinho destacou ações que contribuíram para este cenário positivo:
“São R$ 12 bilhões do Fundo de Garantia liberados (que estavam retidos), o Crédito do Trabalhador (que troca dívidas caras por mais baratas), recursos do FGTS para o Minha Casa, Minha Vida, e recursos do FAT para o BNDES financiar atividades.”
Acrescento à fala do ministro todos os bons investimentos plantados desde o primeiro dia de governo. Lembram quando Lula dizia que este seria o ano da colheita? Criamos a política de valorização real do salário mínimo; aumentamos a renda dos trabalhadores; expandimos investimentos nas áreas social, cultural, de saúde e educação. Voltamos a ter um projeto nacional de reindustrialização com a Nova Indústria Brasil. Colocamos em marcha grandes obras do Novo PAC; abrimos mais de 300 mercados internacionais para o agronegócio brasileiro; apoiamos pequenos agricultores e empreendedores. Retomamos a confiança de investidores nacionais e internacionais no capital produtivo.
Mesmo com a pressão constante da grande mídia (aliada ao mercado), que critica os “gastos públicos”, conseguimos aliar responsabilidade fiscal a investimentos estratégicos. Agora, temos o desafio de aprovar a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil e o fim da jornada 6×1 — dois pilares que ampliarão o trabalho formal e aumentarão a renda dos trabalhadores.
A maior felicidade de quem milita no PT é ver o trabalhador com carteira assinada. O emprego formal dá mais estabilidade ao cidadão e à sua família, e esse efeito positivo reflete-se na economia: mais pessoas aptas a consumir, realizar o sonho da casa própria ou do primeiro carro.
Gente nasceu para brilhar! Vamos juntos com Lula e o Brasil do trabalho!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário