
Governo Lula propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
Não adianta o “mercado” enviar os seus mensageiros para tentar pressionar o governo Lula a acabar com a valorização do salário mínimo. Somos o Partido dos Trabalhadores e, no país em que acreditamos, o trabalhador merece ter uma vida digna. Valorizar o salário mínimo é fortalecer o Brasil dos brasileiros.
O governo Lula enviou ao Congresso o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026. Nele consta a previsão do salário mínimo de R$ 1.630,00. O reajuste segue a projeção de 4,76% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os 12 meses encerrados em novembro, mais o teto de crescimento de gastos de 2,5% acima da inflação.
Lula acerta mais uma vez ao manter a política de valorização do salário mínimo, que beneficia diretamente milhões de trabalhadores, aposentados e pensionistas. E, para além de oportunizar uma melhor qualidade de vida aos brasileiros, estimula a economia e ajuda a reduzir a desigualdade socioeconômica. Melhores salários representam também maior poder aquisitivo a uma parcela considerável da população, que tende a consumir mais bens e serviços. Todo mundo ganha.
Durante os anos do desgoverno, o salário mínimo passou por congelamentos seguidos, com aumentos irrisórios, enquanto o custo de vida aumentou significativamente desde a pandemia. Se o país cresce, empresas e mercado aumentam seus faturamentos — nada mais justo do que os assalariados terem recomposição salarial. Salário mínimo forte é o Brasil dando a volta por cima.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário