
Hoje começa o julgamento de Bolsonaro! Sem Anistia Para Golpistas
Não há impunidade que dure para sempre! Dedico este texto a todos os mártires do Brasil que lutaram pela democracia e tombaram nas mãos dos nossos algozes, inimigos da liberdade! A data de 2 de setembro de 2025 entra para a história como o dia em que golpistas que assaltaram o poder e tentaram derrubar o Estado Democrático de Direito serão julgados! Confiamos na Justiça para que Bolsonaro e sua quadrilha de golpistas sejam condenados!
É impossível viver a política intensamente e deixar de imaginar como seria o Brasil se Jango não tivesse sofrido o golpe de 64. Certamente, hoje, não precisaríamos levar um ex-presidente e oficiais das Forças Armadas ao banco dos réus. Não teríamos perdido os melhores quadros de uma geração que sacrificou a vida para que o Brasil se tornasse uma nação livre e democrática. A impunidade aos golpistas de 64 e de outros golpes civil-militares são os verdadeiros embriões que reeditou o neofascismo no Brasil. Nunca mais!
Os golpistas dizem defender “Deus, Pátria e Família”, mas são a própria negação do que pregam. Defendem a anistia com o entusiasmo dos covardes que, quando munidos de poder, ódio e vingança são capazes das maiores atrocidades. Agora é diferente! A democracia brasileira criou anticorpos para não mais ser violentada pelos traidores da pátria. Nunca mais aquela “bebida amarga, tanta violência, tanta força bruta”!
Pensar em Bolsonaro e em toda a sua maldade é enfrentar a face da morte; é ver o futuro esmagado com mãos encharcadas de desesperança. Responsável direto por mais de 700 mil mortes na pandemia, 33 milhões de famintos ao final de seu desgoverno, além de submeter o Brasil de joelhos como uma grande prateleira em promoção para entregar nossas riquezas e soberania e condenar brasileiros à eterna servidão. Nunca mais! Você fracassou, Bolsonaro; sua família, inimiga do povo, fracassou. O valentão que tentou dar um golpe será julgado pela Justiça e já está condenado pela história.
O julgamento de Bolsonaro é o triunfo da democracia contra os ditadores. É a elevação da vida tirada de nossos companheiros nos calabouços da tortura. A liberdade com que escrevo estas palavras é a mesma que outrora foi silenciada em Herzog e em tanta gente boa que partiu sem direito a um adeus. Bolsonaro, que na leitura de sua sentença de condenação você enxergue a face de Marighella, Olga Benario, Lamarca, Dilma Rousseff. Sei que você não é digno desta memória, mas saiba: a luta deles nos mantiveram vivos e revestidos de coragem infinita para fazer renascer a democracia! Para que nunca mais nenhum de nós precise morrer pela liberdade.
O Brasil é soberano e servo de um único povo: os brasileiros.
SEM ANISTIA!
Josias Gomes Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário