Investimentos na apicultura baiana!
Temos nesses profissionais os grandes responsáveis pelo mel que chegam aos nossos lares. Esse rico e saboroso alimento faz bem à saúde e acelera a economia do Estado. O governo da Bahia sabe da importância desses profissionais e do segmento, por isso, temos feito constantes investimentos na apicultura baiana.
Tamanho empenho consolidou a Bahia como a maior produtora de mel do Nordeste. A nossa produção deu um salto de eficiência e qualidade a partir do momento que programas como o Bahia Produtiva oportunizou diversos investimentos em infraestrutura, suporte técnico, treinamentos e abertura de novos mercados.
Temos o exemplo da COOAPIT, maior responsável pela produção de mel em Tucano e região. Depois do investimento de R$ 418 mil realizado pelo Bahia Produtiva no Entreposto de Beneficiamento e Extração de Mel, a cooperativa saltou a produção de 9 mil para 15 mil toneladas de mel por mês. Segundo o diretor de Vendas da COOAPIT, isso garante uma renda mensal superior a mais de R$ 1 mil por mês aos cooperados, que atualmente giram em torno de 103.
Essa dedicação do governo à apicultura baiana é o melhor presente que os apicultores podem receber. “Viver é melhor do que sonhar”. Hoje o mel produzido pelo Sertão chega a países como EUA e Alemanha. É o gosto doce da flor da Caatinga no paladar estrangeiro. É a confirmação do sucesso da agricultura familiar.
Assim como Tucano, temos esses modelos de sucesso espalhados nas diferentes regiões da Bahia.
Neste dia especial, parabenizo aos apicultores por essa data marcante, o segredo do sucesso do nosso Estado está guardado em vossas mãos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Deixe um comentário