Josias Gomes participa na Faeb de encontro que debateu a prevenção de doenças em suínos
Manter a sanidade do rebanho suíno e a melhoria da vigilância sanitária no campo são os objetivos do evento
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou na terça-feira (24), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), do workshop sobre doenças virais de importância na produção de suínos, que tem como objetivo a manutenção da sanidade do rebanho suíno e a melhoria da vigilância sanitária em campo.
De acordo com Josias Gomes é imprescindível evitar que a peste suína e outras doenças possam chegar aqui na Bahia. Ele destacou que a SDR atua especificamente com os agricultores familiares, que criam ao menos dois ou três suínos.
“Apesar de não ser a atividade principal dessas propriedades, esses animais entram como complemento da renda desses agricultores familiares e, devido à preocupação com a sanidade desses animais, um grupo de mais de 200 técnicos – que atuará no serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) – será contratado, por meio de chamada pública, para intensificar o acompanhamento e monitoramento das propriedades desses agricultores”, informa o secretário Josias Gomes.
“Para combater a possibilidade dessa ocorrência, a prevenção se torna importante. De um lado nós temos a peste suína africana que está ocorrendo na Ásia e na Europa toda e que poderá, de alguma forma, chegar ao Brasil, e nós temos, no Uruguai, outra doença que pode ser confundida com a peste suína africana, que já está nos javalis. Então, para preservar a população de animais suínos e bovinos, e manter a produtividade para aumentar as exportações, temos que colocar os veterinários no Brasil inteiro dentro do mesmo conceito e filosofia ajustadas, para cada situação, para cada estado, para cada momento”, ressalta a médica veterinária Masaio Mizuno Ishizuka, consultora em saúde animal.
Deixe um comentário