Laticínio beneficiará 300 famílias de agricultores em Curaçá!
Laticínio beneficiará 300 famílias de agricultores em Curaçá!
A certificação de laticínios das cooperativas baianas pelo SIE (Serviço de Inspeção Estadual) da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) autoriza os produtores comercializar seus produtos em toda Bahia.
A ação aconteceu em Curaçá e beneficia 300 famílias do distrito de Poço de Fora, junto com o Território do São Francisco passa a contar com o segundo laticínio oriundo da agricultura familiar e administrado por pequenos criadores unidos em cooperativa. Os cooperados estão vinculados a Sabor do Sertão quem tem 20 anos de experiência na criação de caprinos e na produção de leite de cabras. Os produtores poderão processar até mil litros de leite por dia e 100 quilos de queijo de cabra.
Segundo a companheira Eugênia Ribeiro, presidente da Associação de Criadores de Ovinos e dirigente da Cooperativa: “Manter as famílias na terra natal, ganhando seu sustento, com perspectivas de ampliação dos negócios é o melhor presente que pode acontecer para quem mora em local de recursos escassos e com poucas possibilidades de trabalho”. E completa: “O laticínio traz dignidade a toda essa região, aos produtores, vendedores, comerciantes de insumos, agregando valor à economia e agradando aos homens, mulheres e jovens que precisam dessa esperança para continuar fixados aqui”.
A meta da ADAB é certificar mais 7 laticínios nesta região do semiárido baiano. Desta maneira, ampliamos a soberania alimentar com a certificação de iogurtes, leites, manteigas e queijos de cabras, além de outros derivados.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário