Liberdade para os Palestinos. Palestina livre!
Em 29 de novembro, reafirmamos o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. A data é celebrada desde 1977, lembrando a Resolução 181 sobre a Partilha da Palestina, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1947, no mesmo dia. A verdade é que o povo palestino precisa muito mais do que solidariedade; é inadiável que as Nações Unidas promovam o fim do massacre de Israel contra os palestinos, que se arrasta por décadas e impede a Palestina de ser um país livre e soberano.
O texto da Resolução da Partilha, em 1947, previa o estabelecimento na Palestina de um “Estado judeu” e um “Estado árabe” com Jerusalém como um corpus separatum sob um regime internacional especial. Dos dois Estados a serem criados sob esta resolução, apenas um existe até agora: Israel, que oprime de forma brutal e colonizadora os palestinos.
Existem aproximadamente 8 milhões de palestinos vivendo sob condições sub-humanas em áreas palestinas como Cisjordânia e Gaza, Jerusalém Oriental, em Israel, e nos países árabes vizinhos. Não é exagero dizer que este povo vive condenado a sobreviver no maior campo de concentração a céu aberto do mundo. Falta tudo: empregos, infraestrutura, água, alimentação, saúde, educação; sobra opressão cometida por Israel, que ultimamente ampliou o massacre através de sua máquina de guerra, matando civis, inocentes, a maioria mulheres e crianças.
O governo Lula, nós da bancada do PT, temos feito amplos esforços pela construção da paz entre Palestina e Israel, e ela só virá quando Israel e o mundo ajudarem a construir o Estado Palestino e o respeitarem como Estado soberano. Precisamos colocar fim a uma das mais brutais colonizações da história recente. Palestina Livre!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário