Mais conquistas para a associação dos índios tupinambás da Serra do Padeiro
Na Bahia, as políticas públicas para os povos indígenas são prioridades. Sinto-me realizado quando as ações chegam aos povos originários, lembro das lutas que travamos pra democratizar o nosso Estado, hoje, podemos afirmar que tudo valeu a pena. Este governo tem transformado milhões de vidas e exercido a justiça histórica.
A SDR por meio do Bahia Produtiva leva mais conquistas a Associação dos Índios Tupinambás da Serra do Padeiro, no município de Una, no território Litoral Sul. Serão investidos R$ 841 mil por meio do projeto Bahia Produtiva. Como parte dessa ação, na última semana, a associação recebeu um trator com implementos agrícolas, que beneficiará 42 famílias diretamente e, indiretamente, 196 famílias da aldeia indígena.
E tem mais, está prevista a reforma de uma agroindústria de beneficiamento de mandioca para a produção de farinha e outros produtos derivados. As famílias indígenas já contam com a assistência técnica e extensão rural (Ater). É orgulho que não cabe no peito.
O presidente da associação, Agnaldo Francisco dos Santos, conta como os equipamentos vão transformar a vida da comunidade. “A chegada dos maquinários é importante porque vai melhorar, de fato, a nossa produção, tanto na quantidade quanto na qualidade, além de melhorar a autoestima do nosso povo, na esperança de que a produção e a renda das famílias aumentem”. Segundo o líder indígena, a renda mensal de cada família hoje é de, aproximadamente, três salários mínimos.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário