Mandiocultura é prioridade!
As políticas públicas implantadas pelo governo do Estado por meio da SDR têm representado constantes avanços na agricultura familiar. Na Bahia, trabalhamos ações integradas que se retroalimentam e dão as condições necessárias para alcançarmos o desenvolvimento.
Em Bom Jesus da Serra construímos a Casa de Farinha que atende a Associação dos Produtores da Comunidade do Bengo. Investimos R$ 272 mil na aquisição de equipamentos e na construção de instalações com depósito e infraestrutura para a destinação final da manipueira, líquido poluente extraído da mandioca. Os recursos ainda foram aplicados na capacitação dos agricultores em áreas como as de beneficiamento, embalagem, comercialização e agregação de valor, além da oferta de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).
A ação contemplou 70 famílias que comemoram a evolução no setor e agora acaba de conquistar o mercado institucional. A produção está sendo vendida ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Dessa maneira, os associados podem contar com um mercado perene, onde parte da sua produção é escoada com preço justo e garantia de recebimento.
O companheiro Eraldo de Urcino celebra essa nova etapa pós implantação da Casa de Farinha: “É um produto com matéria-prima que a gente produz sem agrotóxicos, natural. Por meio do projeto, estamos produzindo e comercializando farinha a um preço justo. Creio que é o início de muitas vendas que ainda teremos pela frente”.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário