Medidas de combate ao Coronavírus em Salvador!
O Governo da Bahia trava luta implacável no #CombateaoCoronavírus.
Destacamos as 10 principais ações na capital baiana:
1- A utilização de novos leitos com as conquistas do Hospital Espanhol e o CT Fazendão do Esporte Clube Bahia.
2- Instituto Couto Maia (Icom)
• O Instituto Couto Maia (Icom) já está atendendo exclusivamente aos pacientes com suspeitas de Covid-19 (coronavírus). Dos 120 leitos disponíveis, 42 já estão equipados para servirem de UTI.
3- Ampliação da rede hospitalar
• O prédio do antigo Hospital Santa Clara, em Salvador, foi requisitado pelo Governo do Estado para reforçar o atendimento dos pacientes e o combate ao coronavírus (Covid-19).
• Antigo Hotel Riverside – O antigo Hotel Riverside, que foi adquirido pelo Estado em 2019, será utilizado para atender pacientes de baixa complexidade e que necessitem de cuidados prolongados. A expectativa é que o local abrigue 100 leitos.
4 – Higienização Especial do Transporte Público.
5- Pedido de calamidade pública e redução de despesas
• Rui Costa encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no dia 20 de março, solicitando declaração do estado de calamidade pública, com efeitos até 31 de dezembro de 2020.
6- Suspensão de eventos com mais de 50 pessoas. Estão suspensos por 30 dias eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica; suspensas das aulas na rede pública e privada.
• a abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.
• os jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais, deverão ocorrer sem a participação de público ou torcida. As medidas de isolamento são fundamentais para a contenção do vírus.
7- Alteração no funcionamento da Rede SAC
• Estão suspensos os atendimentos presenciais do SAC em Salvador.
8- Suspensão de voos da Bahia para RJ e SP
• O governador Rui Costa anunciou, no dia 18 de março, que vai solicitar às agências nacionais de Aviação Civil (Anac) e de Vigilância Sanitária (Anvisa) a suspensão, em caráter emergencial, de vôos saindo ou chegando de aeroportos baianos para o exterior e para cidades brasileiras com casos de contaminação comunitária, como Rio de Janeiro e São Paulo.
9- Diagnóstico de casos da doença
• A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) adquiriu um painel que testa os 21 principais vírus respiratórios no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).
10- Produtos médicos
• O Decreto nº 19.533 determina a requisição administrativa de serviços e bens, a exemplo de máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização.
Este é o Governo da Bahia cuidando das pessoas da capital. #Aquiétrabalho
*Fonte SECOM
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário