Modelo de educação revolucionário!
O Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Águas, no município de Barra, será contemplado com um modelo de educação que consideramos revolucionário. Unimos as secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação, e Desenvolvimento Econômico. O nosso objetivo é criarmos um centro educacional que trabalhe conceitos sustentáveis de produção e se torne um modelo na formação agrotécnica e agroindustrial.
A Fazenda Escola Modelo contará com uma área irrigada de 130 hectares, onde professores e estudantes poderão realizar de maneira estratégica o plantio de cana-de-açúcar, capim, grãos como soja, milho, feijão, algodão, além de grandes culturas de frutas, como uva, manga, banana e caju. Outro ponto chave desse projeto é trabalharmos o segmento agroindustrial. Teremos unidades destinadas ao processamento frutífero, usina de açúcar e etanol e vinícola para produção de vinhos, sucos e espumantes.
Realmente, estamos diante de um projeto muito auspicioso para o ensino técnico-agrícola nessa que promete ser umas das regiões mais produtivas da agricultura baiana. Uma ação multidisciplinar como essa é uma importante alternativa de educação e de produção de conhecimento. Como já tem uma universidade federal aliada ao projeto, tem tudo para dar certo.
A SDR tem atuado em diversas parcerias com outras secretarias do Estado, o que proporciona resultados alargados capazes de transformar o presente e revolucionar o futuro do rural baiano. Agradeço os companheiros João Leão, vice-governador e titular da SDE, e Jerônimo Rodrigues, secretário da Educação. A implantação desse projeto reforça a visão do governo da Bahia em ser referência para o Brasil.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário