
Mutuípe: Josias Gomes participa da entrega de 10 mil mudas frutíferas e 1.633 certificados Cefir
A solenidade aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sintraf)
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) – participou, nesta quarta-feira (11), em Mutuípe, da entrega de 10 mil mudas frutíferas e essências florestais a agricultores familiares, além de 1.633 certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir). A solenidade de entregas aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Sintraf).
Essas ações – via SDR e Secretaria do Meio Ambiente (Sema) – irão reforçar e fomentar o desenvolvimento rural no município de Mutuípe, que faz parte do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá.
De acordo com o secretário Josias Gomes, as mudas produzidas pelo Instituto Biofábrica agregam maior qualidade à produção agrícola do município.
“Esse é um caminho que nós temos que seguir sempre e aprofundar cada vez mais. Sem dúvida, a entrega das mudas vai melhorar a produção e a produtividade, além de valorizar as propriedades rurais, que passam a ter mudas de qualidade da Biofábrica, e, portanto, têm oportunidade de qualificar o plantio dos quintais produtivos, produzindo mais e melhor”, argumenta o titular da SDR.
O secretário do Meio Ambiente, João Carlos de Oliveira, enfatizou que são os agricultores familiares que tocam a economia de Mutuipe.
“Nosso trabalho é espelhado na luta e respeito à raiz das pessoas que vivem no campo. A entrega dos certificados Cefir é muito importante para o produtor acessar crédito. A Bahia é pioneira nesta ação e estamos chegando a uma distribuição de 400 mil documentos”, afirma Oliveira.
Gildásio Alves, presidente do Sintraf-Mutuípe, ressaltou que o recebimento das mudas e dos certificados Cefir incentivam os agricultores familiares a permanecerem no campo, com segurança e qualidade no plantio.
“Quando o agricultor planta a goiaba, o cupuaçu, o açaí, o abacaxi, a graviola e outras espécies frutíferas vai ter um conjunto de plantas que propiciam uma produção diversificada. Isso vai além do cacau e da banana, carros-chefes do município, que tem mais de quatro mil propriedades rurais”, informa Alves.
De acordo com Maria Madalena dos Santos, agricultora familiar da Associação de Mulheres da Comunidade Duas Narras do Fojo, o recebimento dessas mudas é muito importante.
“A gente planta, colhe, e as frutas se transformam em polpa, que a gente vende na feira e vai levando. Com minhas vendas na feira eu tiro R$ 300,00 por semana”, diz Madalena.
Agroindústria – Além das entregas, a agenda de atividades em Mutuípe contou com uma visita técnica a uma agroindústria que está em fase final de estruturação e pertencente à Associação de Mulheres do Bairro da Cajazeira – Sementes do Amanhã. No local, foi possível conhecer a unidade industrial, que produz doces, pães, e derivados da mandioca.
“Nós contamos com um grupo de 40 mulheres e – com o apoio do Governo do Estado – estamos nos estruturando para produzir e vender mais”, afirmou Maria Domingas Costa, presidente da associação, que recebeu investimentos do Projeto de Apoio a Empreendimentos Econômicos Solidários da Agricultura Familiar, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR.
Deixe um comentário