No centenário de nascimento de Paulo Freire morre Adeum Sauer
“Amigo nós nunca esqueceremos”, recebi uma mensagem de Eduardo Barcellos que começa com essa frase, ele também secretário do primeiro governo de Geraldo Simões.
No primeiro governo de Geraldo Simões em Itabuna, Adeum Sauer foi o secretário de educação e fez um trabalho excelente: aumentou o número de alunos da rede municipal, valorizou o professor, fez convênio com igrejas e clubes de serviços para ampliar o número de vagas do ensino.
Companheiro Geraldo Simões ainda me rememorou que Sauer foi o responsável por criar o programa “Zerando a Repetência e da criação da Escola Grapiúna, saindo do modelo seriado para o de ciclos, que garante a aprendizagem adequada a cada período da vida do aluno”
Muito agregador, tinha uma equipe de grande envergadura que o qualificou para ser o primeiro secretário de educação do PT. Onde foi o mentor do TOPA (Todos Pela Alfabetização) que alfabetizou mais de 1,5 milhões de baianos.
A morte é inexplicável e jamais estamos preparados para perder alguém que queremos bem. No entanto, sabendo do amor que o Adeum Sauer tinha pela educação transformadora, certamente, o nosso companheiro se sente honrado em partir no dia do Centenário do Patrono da Educação Brasileira. A perda é indescritível, mas seguimos na luta pra continuar o legado destes gigantes da Educação Pública!
Presto a minha solidariedade aos seus familiares, amigos, alunos e discípulos. Adeum Sauer, Presente!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário