O bem venceu a negação!
Começamos o ano de 2021 com o maior desafio da humanidade neste último século: vencer a pandemia que tirava milhões de vidas e enlutava as famílias ao redor do mundo. No Brasil, o desafio foi triplicado, já que o presidente adotou o negacionismo e as negociatas como métodos. Em contrapartida, o Governo do Estado e a maioria dos municípios baianos abraçaram a Ciência e o amor ao próximo para vencer esta guerra.
Acompanhei cada batalha travada em nosso país, sobretudo na Bahia e no núcleo sul. E foi justamente neste núcleo, depois de batalhas homéricas, que no dia 19 de janeiro de 2021 às 02:50h da manhã, que a esperança nasceu materializada em forma de vacinas; recebíamos o primeiro lote dos imunizantes. Desde então foi montada uma verdadeira logística de guerra para que 68 municípios pudessem receber as vacinas e salvar as pessoas.
Foi realizado um trabalho conjunto liderado pelo Governo do Estado, Gabinete da Secretaria de Saúde, Coordenação de Imunização do Estado (SUVISA/DIVEP), equipe técnica do Núcleo, Polícia Militar, Casa Militar e prefeituras municipais. A nossa união permitiu que agíssemos de forma ágil e eficaz, numa logística que envolveu 105 pousos aéreos, 650 roteiros terrestres, com uma cobertura total de 68 municípios.
Até o momento, os números alcançados depois das 50 remessas de vacinas na região sul são espetaculares:
1.130.236 primeiras doses recebidas com 92,5% de pessoas vacinadas,
871.669 segundas doses recebidas, com 70,9% de pessoas vacinadas,
620.368 doses de reforço recebidas, com 26,2% de pessoas vacinadas.
Em nome das pessoas da região sul, parabenizo o governador Rui Costa e toda a sua competente equipe distribuída pelas diversas secretarias que realizaram um trabalho primoroso cuidando de gente e salvando vidas. Agradeço ao Comitê Cientifico, que foi um dos diferenciais da região Nordeste no enfrentamento ao coronavírus.
Hoje, estamos muito próximo de vencermos esta guerra, mas ela ainda não terminou, continuem usando máscaras, álcool em gel, tomem todas as vacinas e sigam as orientações das autoridades de saúde.
Desta maneira, poderemos confirmar e comemorar, sem jamais esquecer daqueles que perdemos: O bem venceu!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário