O Dia da Bíblia em Teixeira de Freitas foi celebrado à altura do “livro dos livros”!
O Dia da Bíblia em Teixeira de Freitas já entrou para o calendário evangélico como uma das maiores realizações religiosas da Bahia. Celebrar o ‘livro dos livros’ com muita fé, fraternidade, harmonia, louvor e cultura, na capital do Extremo Sul ao lado de pessoas tão especiais, para mim, é motivo de orgulho. A Bíblia Sagrada mudou o curso da humanidade, transformou vidas, e a celebração desta obra divina foi exaltada pelo povo teixeirense na Praça da Bíblia.
Aos que têm dúvidas do crescimento dos evangélicos entre os jovens, aconselho que se interessem pelo tema, pois é absolutamente verdadeiro o crescimento, assim como floresce a importância social e política deste segmento. No dia nove de dezembro, é comemorado em todo o país o Dia da Bíblia. Ontem, estive em Teixeira de Freitas participando da celebração desse momento inesquecível. Quem realiza a celebração do Dia da Bíblia entre os cristãos evangélicos é a Associação de Pastores Evangélicos de Teixeira de Freitas (APETF).
A diretoria atual da APETF tem como presidente o pastor Elson Ribeiro da Iderp. Além dele, compõem os demais cargos os pastores Edson Bispo-Igreja Quadrangular, Jonas Rezende – Ministério Ágape da Restauração e Jadílson Moraes – Igreja Santo Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo. A Associação conta atualmente com mais de 20 igrejas congregadas, um exemplo de trabalho em equipe, religiosidade e na idealização de grandes feitos.
Este ano a celebração aconteceu com uma novidade, a participação da Prefeitura Municipal como co-patrocinadora do evento. Esta participação foi muito bem saudada pelos dirigentes da associação, presentes ao ato: o Prefeito Marcelo Belitardo, acompanhado de Penélope, primeira dama e Secretária de Desenvolvimento Social, fez questão de enfatizar que a parceria era o início de várias outras atividades conjuntas.
Nosso companheiro Joalbo é petista e evangélico. No início deste ano, me aproximei dos evangélicos do Extremo Sul através da Associação dos Pastores, tendo Joalbo feito a ponte. Fizemos a primeira reunião em março deste ano, ‘foi mais para quebrar o gelo’, como se diz no popular. No entanto, era o início de uma relação que se mostrou extremamente fraterna.
Durante todo o ano, o diálogo prosseguiu. Em uma dessas reuniões, pude ver a importância que os evangélicos dão ao Dia da Bíblia, de como eles estão interessados em que essa celebração seja incluída no calendário turístico e de eventos gospel do estado. Pensamento que tem todo o meu apoio, e ontem, só confirmei o que já imaginava. É exato confirmar que o Dia da Bíblia já é um patrimônio cultural e religioso de Teixeira de Freitas e região. A celebração do Dia da Bíblia teve início em 1986, de lá para cá, com pouquíssimos intervalos, a associação realiza a celebração todos os anos.
Tivemos uma noite espetacular, como já dito anteriormente. Entre os participantes, o destaque foi a massiva presença de jovens e crianças. Estas deram um show de coreografia bem em frente ao palco. As músicas são atuais, no ritmo, na empolgação dos cantores, chamando a todos para adorarem Jesus.
A razão do crescimento dos cristãos evangélicos eu vi de perto em Teixeira de Freitas, destaco a jovialidade dos músicos da banda, suas calças rasgadas, os brincos, a cabeleira rastafári, aliado ao fervor religioso, levam uma mensagem muito simpática de Deus para a juventude. Eles possuem enorme capacidade de organização, disciplina e amor à causa da evangelização.
O poder público tem este papel de apoiar eventos religiosos e culturais que nutrem os melhores sentimentos humanos ao passo que movimentam toda região para confraternizar de maneira fraterna patrimônios da humanidade como é o caso do Dia da Bíblia. O mundo precisa de exemplos desta natureza, que renovam a nossa fé na humanidade, e em dias melhores; congrega pessoas e reafirma o respeito ao próximo, independentemente de credo, cor, posição ideológica. Tem mais, a Praça da Bíblia foi palco de um dos maiores ensinamentos de Cristo: ‘Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei’.
O PT tem o dever de se reaproximar dos cristãos evangélicos. Este trabalho vem sendo conduzido pelo Setorial Evangélico e precisa ser aprofundado em todas as esferas do Partido. Eles possuem a essência do companheirismo, são alegres, brincalhões, fraternos. Os pastores são pessoas muito compenetradas no seu dever evangelizador, mas também muito abertos para conversas que envolvem a vida das pessoas numa sociedade em constante transformação.
Foi um enorme prazer conhecer de perto os músicos do renomado Ministério Trazendo a Arca. Vocês abrilhantaram o Dia da Bíblia com muito louvor, emoção e amor que traduziram os melhores sentimentos vividos durante todo evento. Saúdo as presenças e companhias dos pastores da APETF; o nosso prefeito Marcelo Belitardo, a Sec. De Desenvolvimento Social e primeira-dama, Penélope, em nome deles toda equipe da prefeitura. Os companheiros Joalbo, Lidiane Alves, pré-candidata a prefeita de Lajedão, demais lideranças políticas.
Saúdo especialmente o povo de Teixeira de Freitas, sobretudo os evangélicos que deram um show à parte durante toda noite. O Dia da Bíblia de Teixeira de Freitas fez jus ao ‘livro dos livros’! Estar com os evangélicos foi e sempre será gratificante.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia, Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário