Os bons resultados do ATER Mulher, ação que leva assistência técnica às mulheres rurais!
Quando Lula veio à Bahia, ele disse que os governos do PT deveriam virar uma tese de como governar. O nosso companheiro tem razão, porque aqui nós governamos para transformar a vida das pessoas que mais precisam do poder público.
Vejam essa extraordinária iniciativa da Bahiater que criou ATER Mulher, uma ação voltada para levar assistência técnica às mulheres rurais. Sabemos que este público tem particularidades e precisam de acompanhamento específico. Por isso, as técnicas recebem orientações referentes ao plantio, manejo do solo, tratos culturais, passando por debates de temas como empoderamento feminino, integração comunitária, enfrentamento da violência contra a mulher, dentre outras questões durante as visitas.
No Recôncavo baiano, as ações têm gerado bons resultados e transformado a vida das mulheres rurais. Na propriedade da beneficiária Valdelice Marques Conceição, na Comunidade do Tintureiro em Cruz das Almas, a equipe técnica vem acompanhando a construção da horta, onde serão plantados coentro, alface, couve, quiabo, jiló, pimentão, cenoura e repolho, entre outros.
“Por meio desse projeto estamos fazendo compostagem e adubo com cascas, para não ter adubo químico e foi ensinado que a água da mandioca também serve como adubo”. Ela conta que também foi incentivada a produzir temperos e que já tem a quem vender os seus produtos de qualidade. “Vai ser bom para nós!”.
Pensar na agricultura familiar é proporcionar melhoria econômica aliada a questão social. No caso das mulheres, esta atenção especial é de grande valia, já que as campesinas ainda enfrentam muitos obstáculos que ficaram enraizados no campo, onde temos majoritariamente um ambiente dominado por homens. O nosso objetivo é democratizar estes espaços e a cada dia que passa, as mulheres viram protagonistas das suas histórias.
#BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário