“Os comunistas guardavam sonhos”. Esteliano Soares França: herói do povo brasileiro!
Os heróis e heroínas da Pátria merecem o devido reconhecimento e ter sua história passada a outras gerações. A luta dos que doaram a vida pelo povo permitiu alcançarmos vitórias significativas na democracia e seus diversos desdobramentos. Temos o exemplo do companheiro Esteliano Soares França, baiano de Senhor do Bonfim, militante do Partido Comunista Brasileiro que, com sua bravura e amor à nossa gente, ajudou a escrever um dos capítulos mais importantes do século XX.
Esteliano viveu até os 8 anos no povoado de Canavieira, sendo alfabetizado por seu avô até seguir para a cidade e concluir os seus estudos. Em 1935, aos 25 anos, o jovem sonhador migrou para a então capital do Brasil, Rio de Janeiro, com o objetivo de estudar e trabalhar. Na capital federal, Esteliano, vendo as gritantes desigualdades sociais e o pujante desejo de mudança da classe trabalhadora, filiou-se ao Partidão (PCB). Neste mesmo ano, no mês de novembro, eclode a Intentona Comunista de 1935, liderada pelo lendário Luís Carlos Prestes.
O levante dos comunistas foi o pretexto ideal para Getúlio Vargas emplacar o golpe de Estado, reunir poderes ditatoriais e iniciar a perseguição implacável aos comunistas e “inimigos do regime”. A situação foi severamente agravada em 1937 com o Plano Cohen – uma fraude para manter Vargas no poder. Os ditadores forjaram a descoberta de um plano cujo objetivo era a derrubada do presidente Getúlio Vargas. Nascia assim o Estado Novo e toda a estrutura de repressão, inclusive a Polícia Especial de “caça aos vermelhos”, comandada pelo terrorista de Estado, Filinto Muller.
No embrião da luta pela libertação nacional, Esteliano foi preso, juntamente com outras grandes lideranças do PCB, Graciliano Ramos, Carlos Marighella e Agildo Ribeiro. As “Memórias do Cárcere”, vividas pelo companheiro baiano, são as piores possíveis. A polícia de Vargas, na ânsia de capturar outros revolucionários, sobretudo Prestes, inimigo número 1 da ditadura, levou Esteliano a ser brutalmente torturado pelo aparelho repressivo, inclusive, sendo obrigado a assinar uma carta suicida. O revolucionário filho de Senhor do Bonfim recusou-se a trair seus companheiros, muito menos assinar a carta forjada pela repressão.
A história oficial, em boa medida, negligencia o papel dos comunistas na luta pela democracia. Mas a verdade é que, sem companheiras e companheiros com a bravura de Esteliano, que lutou pela estruturação de sindicatos, partidos operários, direito à greve, conquistas trabalhistas, melhores condições de trabalho, reforma agrária, avanços sociais, econômicos, soberania nacional e todos os avanços da democracia, certamente, o Brasil seria um país muito mais atrasado e excludente. Sem tirar o mérito de Vargas, que foi um estadista, também podemos afirmar que os comunistas têm papel central nesta correlação de forças para a industrialização nacional e as conquistas da legislação trabalhista.
Esteliano é um dos comunistas sobreviventes à repressão varguista, nunca abandonou a luta política. Ao regressar à sua terra natal, fundou o Partido Comunista de Senhor do Bonfim, juntamente com Celso Teixeira e o pintor Edgar. Esteliano também se candidatou a deputado estadual em 1945, mas a verdade é que a “caça aos comunistas” nunca se findou. Duas décadas depois de ser preso no Estado Novo, recebeu nova ordem de prisão. Com a ajuda de Quequéo, cunhado de sua esposa, e de seu irmão João França, encontrou refúgio em Vila de Fátima, onde sobreviveu na clandestinidade.
Esteliano França lutou e sobreviveu ao golpe de 1964, quando outra vez a elite, os EUA e os militares atentaram contra a democracia. O nosso herói da pátria faleceu em 1984, não alcançando a redemocratização nacional, mas a sua luta está eternizada no panteão dos heróis e heroínas da Pátria. Neste sentido, sugiro à Câmara Municipal de Senhor do Bonfim prestar a justa homenagem ao filho ilustre bonfinense, e indicar um logradouro público para fazer justiça histórica a este herói do povo brasileiro.
Esteliano Soares França, PRESENTE!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário