OS MÉDICOS DO SERTÃO DE PAULO AFONSO!
O sonho poderoso é aquele capaz de se fortalecer no tempo. Assim é o sonho do Curso de Medicina da UNIVASF, sediada em Paulo Afonso.
Depois de tanta luta coletiva, temos a felicidade de parabenizar a primeira Turma de Formandos em Medicina.
Pedimos licença a Gonzagão para cantar o nosso passado glorioso e saudar este novo tempo!
“Delmiro deu a idéia
Apolônio Aproveitô
Getúlio fez o decreto
E Dutra realizô
O presidente Café
A usina inaugurô
E graças a esse feito
De homens que tem valô
Meu Paulo Afonso foi
Sonho
Que já se concretizô
Olhando pra Paulo Afonso
Eu louvo nosso engenheiro
Louvo o nosso cassaco
Caboclo bom verdadeiro
Oi! Vejo o nordeste
Erguendo a bandeira
De ordem e progresso
A nação brasileira
Vejo a industria gerando riqueza
Findando a seca
Salvando a pobreza”
Para quem imaginava que a história de Paulo Afonso estaria para sempre vinculada a monumental obra de engenharia que foi a construção da “barragem de Paulo Afonso”, perdeu feio, o sonhou se concretizou. Projetou a cidade mundo afora, mas a história reservou feitos tão importantes quanto aquele.
Eis que Paulo Afonso volta ao noticiário – agora com a formatura da primeira turma do curso de medicina da UNIVASF – e em grande estilo, se antes era conhecida como a geradora de energia, hoje a cidade passa também a gerar salvadores de vida. São os médicos do sertão Paulafonsino. Quem diria que um dia isso pudesse acontecer!?
Até chegar esse momento mais esperado – a formatura dos primeiros médicos – foi um longo e complexo processo que contou com a decisiva acolhida do magnífico Reitor Julianeli Tolentino, do governador Jaques Wagner, do Dep. Federal Josias Gomes, o Dep. Estadual Paulo Rangel, Anilton Bastos e de tantos outros.
COMO TUDO COMEÇOU: A presidenta Dilma havia batido o martelo: 3 escolas de medicina pra Bahia, sendo contempladas as Universidade Federal do Recôncavo, a do Oeste e a do Sul da Bahia.
Foi aí que resolvemos entrar na luta por mais uma, a de Paulo Afonso. Foram diversas reuniões em Brasília, Salvador e Petrolina, o tempo muito curto entre a decisão de Dilma e o anúncio oficial, era nesse intervalo que teríamos de agir e agimos.
Pra encurtar a conversa, como se diz no Nordeste, o conselho universitário da UNIVASF aprovou a criação do curso, e corremos pra Brasília numa comitiva formada por Josias, Rangel e Anilton. Na capital Federal conversarmos com o ministro Aloísio Mercadante, que ao convidar pra conversa Amaro Lins, secretário de ensino superior, nos trouxe outro desafio, pronto, entra no páreo Pernambuco e logo a seguir, o Piauí, ou seja, uma demanda que não existia até então, virou pleito de três estados.
Não contamos conversa, nos dirigimos ao Palácio do Planalto e conversamos com assessores diretos da presidenta, colocamos Wagner pra conversar com Amaro Lins e este depois com Mercadante, e o resultado está aí, a primeira turma de Medicina sendo formada.
PRÓXIMOS PASSOS: Consolidado o campus de saúde em Paulo Afonso, precisamos ampliar seus horizontes para os novos cursos de graduação e pós-graduação, ampliar os meios pra cada vez mais este campus seja uma referência em saúde pública do sertão baiano.
UMA MENSAGEM AOS FORMANDOS: Queridos médicos do sertão, sejam exemplo de dedicação a uma linda profissão que hoje vemos mais do que nunca a importância de vocês na luta para salvarem vidas nesta pandemia.
O Brasil tem orgulho dos nossos médicos. Retribuam todo aprendizado que a educação lhes proporcionou e exerçam a medicina humanizada: onde as vidas estão acima do lucro!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Paulo Rangel – Deputado Estadual do PT/Ba, sindicalista e funcionário aposentado da CHESF e filho de Paulo Afonso.
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário