Projeto valoriza trabalho da mulher na agricultura familiar!
O São João é uma das épocas mais esperadas do ano. Se por um lado por conta da pandemia as festas foram canceladas, por outro, a culinária típica está a todo vapor. Pensando nesse enorme público que ama licor, bolos, canjica, doces, salgados e demais iguarias juninas, as mulheres rurais criaram verdadeiras delícias com a matéria-prima da agricultura familiar.
Os coletivos que desenvolveram essa ação são os grupos de mulheres do Recôncavo Baiano, como o Grupo de Mulheres Frutos da Terra, da Comunidade Quilombola Baixa Grande em Muritiba e a Associação de Mulheres Regional Empreendedoras da Agricultura Familiar (AME), da comunidade Engenho de São João, município de Cruz das Almas.
Essas companheiras que mantêm viva a tradição da culinária junina são assessoradas pela nossa equipe Ater Mulheres. Ao todo são 540 mulheres atendidas pela Assistência Técnica e Extensão Rural promovida pelo Estado. O Bahia Produtiva também é peça chave nessa estrutura montada para valorizar as mulheres do campo. Nós selecionamos e apoiamos ações para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos como o da mandiocultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura e fruticultura.
Nós da esquerda que tanto apoiamos o protagonismo da mulher em todos os setores da sociedade, celebramos mais esse projeto transformador que dá as condições necessárias para as mulheres brilharem e se realizarem como grandes personagens da nossa agricultura familiar. É trabalho que muda a vida do povo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário