Projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva investem na caprino-ovinocultura do semiárido baiano!
Se fizermos um paralelo da agricultura familiar com as Olimpíadas, poderíamos dizer que esta ação conjunta entre os projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva na caprino-ovinocultura do semiárido baiano equivale a uma medalha de ouro. Devido aos investimentos realizados no setor, viabilizamos a comercialização de caprinos e ovinos em mais de R$ 100 mil.
Através de assistência técnica continuada, ofertada por técnicos especialistas no sistema produtivo da caprino-ovinocultura, beneficiamos pequenos produtores de 28 comunidades rurais dos municípios de Itiúba, Monte Santo, Uauá, Casa Nova, Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha e Juazeiro, o número de cordeiros e cabritos abatidos e comercializados para a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia Ltda – Frigbahia aumentou cerca de 300%.
Um dos pontos fortes desta ação é a valorização no preço do rebanho comercializado. Em dezembro de 2020, a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga) formou lote de 65 cordeiros/cabritos para o abatedouro Remanso, totalizando o valor de R$ 15 mil. Já neste mês de julho, o número de animais chegou a 220 e quase quadruplicou o valor comercializado.
Na há palavras pra definir este novo tempo que construímos por meio de muito trabalho e que muda a vida de tantas famílias produtoras no Semiárido baiano. Com o apoio do Governo do Estado, o povo do campo finalmente pode sorrir de janeiro a janeiro, porque existe planejamento e execução de ações que garantem fartura e crescimento o ano inteiro.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário