Refundação da UNE e Fundação do PT
Se tem um legado que carrego com muito orgulho é ter contribuído na refundação da UNE e na fundação o PT. No final dos anos 70 e início dos anos 80, a luta da classe trabalhadora tinha acumulado força suficiente pra fazer nascer o partido de esquerda que mudaria a história do Brasil.
O PT já nasceu gigante e indomável, marcado pela pluralidade de ideias. Se por um lado a luta estudantil conseguira refundar a UNE, no ABC Paulista Lula resgatara o sindicalismo, a luta no chão de fábrica com os trabalhadores organizados. Somaram-se as nossas trincheiras setores progressistas da Igreja Católica, artistas, intelectuais, companheiros do campo e da cidade que se dedicaram a redemocratizar o Brasil e construir as bases de uma sociedade justa e igualitária.
Vendo no que o PT se transformou, faria tudo mil vezes novamente. Ainda não alcançamos todos os nossos objetivos, nem poderia, sofremos os impactos de meio milênio de hegemonia das classes dominantes, mas em 42 anos de História podemos dizer: fizemos mais do que qualquer partido de esquerda na América Latina, dentro de condições adversas características em países da dimensão do Brasil.
O legado do PT segue vivo e é um patrimônio do povo brasileiro, nos próximos episódios abordarei como contribuí com a consolidação do Partido dos Trabalhadores. “É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade”. – Antônio Gramsci
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário