Rui Carvalho nos deixou. Uma perda muito grande!
O mês de dezembro geralmente reserva para todos nós os bons momentos de reencontro com amigos, familiares, as trocas de presentes, os amigos secretos. Um mês todo para respirar bons fluidos e fazer programação para o futuro.
Esse fim de ano veio contrariar essa premissa há tempos assentadas no nosso imaginário. Eu mesmo não tenho lembranças de quando uma tragédia deste tamanho aconteceu na região cacaueira. Está sendo muito triste, terrível mesmo, ver tanta gente perder tudo, fruto de anos de trabalho árduo.
Pois bem, como se diz no popular: além da queda, o coice é que em meio a essa tragédia que estamos atravessando na região, vem outra de grandes proporções: perdemos o médico querido, o companheiro sempre muito fiel aos princípios da igualdade e fraternidade. Homem de sorriso fácil, amante de cachorros e de tudo que fazia. Rui deixa uma lacuna enorme na política ilheense, ultimamente afastado dela, mas sempre atento aos movimentos políticos, quem o procurava sempre ouvia dele encorajadoras palavras de estímulo, incentivo para que seguissem no caminho da boa política.
Rui foi vereador na legislatura de 1989 a 1992. Neste ano, foi candidato a prefeito pelo PSB e o vice foi Nelson Simões, ainda ontem, encontrei Nelsinho almoçando no Ferreiro e comentamos sobre a saúde dele. Rui, em 2004 e 2008, foi candidato a prefeito pelo PT.
Sempre de bom gosto culinário, de garfo requintado mesmo e como tal, não gostava muito de comidas triviais. Acontece que em campanhas políticas a situação não é fácil, nem sempre se encontra mesa farta, eis que na campanha de prefeito em 2004, Rui e sua comitiva estavam em deslocamento para Inema, todos com uma fome do cabrunco, resolveram parar numa budega em Pimenteira, o cardápio: tubaína, pão e margarina, Rui refugou, “eu não como margarina”, resultado, o dono da budega não gostou do que ouviu e por conseguinte perdeu o voto dele. Além da queda, o coice.
Sempre atento à politica local, vinha acompanhando o mandato de Enilda Mendonça a quem atribuiu um vaticínio muito interessante em frases que enviou para Ednei: “Enilda tem feito um mandato que nunca vi igual, grande guerreira, parabéns”.
“Muito bom esse trabalho dela, vai ser prefeita de Ilhéus”👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Sobre Rui Costa, ele dizia: “Melhor governador da Bahia em todos os tempos”.👏👏👏👏👏👏👏
Brincalhão como sempre, quando saiu do PV para se filiar no PT cunhou uma frase que Ednei me lembrou agora: “Sou igual a melancia verde por fora e vermelho por dentro”. E abria aquele sorrisão agradável. Que figura extraordinária, unia força e leveza num mesmo olhar, em cada palavra.
No primeiro governo de Jaques Wagner, Rui foi diretor do Hospital Regional Luis Viana Filho, onde modificou em muitos a prática administrativa e o atendimento hospitalar, a sua experiência direta com o povo lhe mostrou caminhos para uma saúde pública humanizada.
Casado com Elisa França, uma mulher maravilhosa que tive a honra de ser padrinho de casamento deles.
É companheirada, os tempos estão mesmo muito difíceis e perder um grande quadro é uma tristeza medonha.
Aos cincos irmãos, filhos, netos, amigos e amigas, companheiros e companheiras, apresento minhas condolências.
Rui Carvalho, presente!
*Foto Zé Nazal
Deixe um comentário