
Secretário Josias Gomes debate desenvolvimento rural em encontro da Cecaf
Evento contou mais de 300 representantes de quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária, agricultores familiares e lideranças comunitárias
O secretário Josias Gomes, gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou nesta quinta-feira (30) do encerramento do III Encontro Estadual da Central Estadual das Associações das Comunidades Tradicionais da Agricultura Familiar e Campesina da Bahia (CECAF/BA), realizado no Centro de Formação da SDR.
O evento contou com a participação de mais de 300 representantes de 14 Territórios de Identidade da Bahia reunindo quilombolas, indígenas, assentados de reforma agrária, agricultores familiares, lideranças comunitárias e representantes da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial (Sepromi), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR) e Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).
O objetivo do encontro foi debater um conjunto de ações estratégicas para a continuidade do desenvolvimento rural no Estado, com mais acesso a credito, assistência técnica e extensão rural (ATER), organização produtiva, acesso à água, mecanização rural, comercialização e outras iniciativas que potencializam o segmento da agricultura familiar na Bahia.
“Nós, do Governo do Estado, estamos num esforço conjunto para atender as demandas do Cecaf e dos movimentos, na medida que for possível. Esse encontro é um momento de afirmação da secretaria, dos nossos técnicos e dos nossos companheiros. Isso mostra que nós estamos no caminho certo, as pautas dizem respeitos às demandas que nós realmente temos incentivado. Tudo isso ajuda a estreitar a relação de compreensão do papel desempenhado pelo governo”, explicou o secretário Josias Gomes.
Como encaminhamento, ficou pactuada uma agenda para o mês de março, entre secretarias de Governo do Estado e a CECAF, para avaliar uma pauta de ações para o rural, sinalizada pelo CECAF.
“O objetivo nosso foi trazer os trabalhadores e trabalhadoras, que são lideranças das associações que compõem a Central, para um debate sobre a organização interna dessas entidades, na localidade e também para compreender melhor a dimensão do que é a organização do Estado, além de alinhar como a gente pode acompanhar junto aos órgãos a execução das nossas pautas”, observou Wildes Queiroz, presidente do CECAF.
A secretária da Sepromi, Fabya Reis, reiterou o papel da pasta em continuar o trabalho em parceria com a SDR, o que tem assegurado a execução de políticas públicas para o meio rural.
“O encontro com o CECAF ajuda a gente a aprimorar as nossas estratégias em defesa das políticas públicas e garantia de direitos, pois é no diálogo e na convivência que humanizamos o nosso trabalho”, argumenta Fabya Reis.
Deixe um comentário