Sementes e Genética Crioulas são destaques na Feira Baiana da Agricultura Familiar!
Sementes e Genética Crioulas são destaques na Feira Baiana da Agricultura Familiar!
O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, isso tem um lado positivo, mas também traz consequências. O agronegócio brasileiro tem dominado esse segmento, aliado à indústria dos agrotóxicos, que conta com grande lobby junto ao desgoverno. O aumento de produtos tóxicos nas lavouras brasileiras tem crescido assustadoramente.
Em 2019, Bolsonaro bateu o recorde histórico de aprovações de agrotóxico, com 475 novos produtos sendo liberados. Bozo aproveitou a pandemia para aprovar mais 118 agrotóxicos em dois meses. Se continuar nesse ritmo, a curto prazo o Brasil criará uma população envenenada pelo próprio alimento e fechará as portas dos mercados internacionais, que cada vez mais valorizam produtos orgânicos.
A partir dessa perspectiva, a Bahia tem feito investimentos multimilionários na agroecologia. As sementes crioulas é um dos exemplos de como podemos preservar a pureza genética dos nossos grãos e apostar em uma política rural que contraponha a indústria do veneno. Dessa maneira, abriremos um flanco para que possamos abastecer o consumo interno saudável e conquistar os novos mercados que certamente virão, pois priorizam alimentos limpos de pesticidas.
Na 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizamos o encontro virtual Diálogos Agroecológicos no Semiárido Baiano – Sementes e Genética Crioulas. Estamos envolvendo nesse processo desde universidades, órgãos do Estado, corpo técnico e, sobretudo, os nossos agricultores e povos tradicionais que perpetuam e aprimoram os saberes agroecológicos, contando sempre com apoio decisivo do governo do Estado. Nós acreditamos que a vida sempre deve estar acima do lucro. Disso depende o futuro da humanidade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário