Sobradinho ganha novos investimentos!
Sobradinho tem recebido grandes investimentos na agricultura familiar e no cooperativismo. Desta vez, por meio do Programa Bahia Produtiva, aplicamos R$ 1,6 milhão na reforma da unidade de beneficiamento de pescados, construção da fábrica de óleo e aquisição de máquinas e equipamentos.
A ação vai beneficiar a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixe de Sobradinho (Coopes), que tem o filé de tilápia como carro chefe na sua produção. Os cooperados comercializam o peixe a vácuo, em embalagens de 1 quilo. Vejam a importância destes investimentos realizados pela SDR. Atualmente, a produção atual da Coopes é entre 100 a 300 quilos por mês e a expectativa é que este número salte para mil quilos mensais. Com o aumento da produtividade, conseguiremos um excelente incremento na renda dos agricultores familiares.
Além da tilápia à vácuo, a cooperativa também trabalha com filé de peixe congelado, peixe congelado em posta, espalmado congelado. Rosália Vieira, presidente da Coopes, vende o seu peixe e argumenta que “a tilápia possui um grande potencial de crescimento e resistência. Todo mundo ama comer peixe, mas muita gente tem medo de comer ou não gosta da presença de espinhas, que também podem apresentar um risco às crianças. Ao consumir o nosso filé, o nosso cliente não tem esta preocupação”.
E o melhor de tudo, a previsão é que a obra seja entregue no primeiro semestre deste ano.
Bahia, terra da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário