Universidades Indígenas e do Esporte – Uma revolução no Brasil
Lula avança na meta de universalizar o ensino superior no Brasil. O presidente assinou os projetos de lei que criam a Universidade Federal Indígena e a Universidade Federal do Esporte. A medida ainda passará pelo Congresso Nacional e, desde já, conta com o meu apoio!
Será histórico para o Brasil a criação da Universidade Indígena e da Universidade do Esporte. Durante a cerimônia no Planalto, Lula reforçou a importância dessas instituições: “Hoje estamos vivendo o sonho de pagar uma dívida ao povo indígena. O Estado precisa servir aos indígenas, não se servir deles”, afirmou. “Em relação ao esporte, a mesma coisa. Não podemos permitir que o esporte sobreviva apenas por conta do milagre individual de cada um”.
Investir em educação é o maior ativo de uma nação. Ainda mais quando se trata de universidades que vão contemplar os povos originários, merecedores de todo o investimento que o país possa oferecer. Já a Universidade do Esporte poderá transformar o Brasil em uma potência esportiva e atender a uma demanda antiga da sociedade.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, comemorou o PL do presidente Lula e reforçou o simbolismo histórico desta conquista: “Uma universidade gerida e liderada pelos povos indígenas vem romper com esse ciclo de apagamento da memória, vem revitalizar as línguas e reconhecer o valor das medicinas, das filosofias e das ecologias indígenas”, declarou a ministra.
É o governo Lula ao lado do povo brasileiro, investindo na educação pública de qualidade. Faz o L!
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário