Vamos aderir à campanha “Pelo bem-viver: com divisão justa do trabalho doméstico e sem violência!”
O maior valor de qualquer governo são as pessoas. A vida e as condições da nossa gente são sempre o nosso interesse prioritário. E um tema que ainda é tabu para boa parte da sociedade, nós fazemos questão de enfrentá-lo de frente: a violência doméstica. Durante a pandemia, esse crime tem aumentado de tal maneira que em 12 Estados os casos de feminicídio crescem 22%
Não podemos ficar de braços cruzados, a SDR criou a campanha “Pelo bem-viver: com divisão justa do trabalho doméstico e sem violência!”. Durante o webinário realizado com as demais companheiras, eu ressaltei: nós que cuidamos desse segmento na Bahia, que é a agricultura familiar, não poderíamos deixar de considerar como justa essa pauta que foi levantada, como um tema importantíssimo. Qualquer que seja o debate referente a essas questões, nós estamos muito abertos. Esperamos que a discussão seja pautada com o propósito de sairmos desse universo para atingir outros segmentos, outros setores, pessoas que pensam inversamente a nós, mas que estejam dispostas a nos ouvir.
Estou de pleno acordo com a visão da companheira Sarah Luiza, que também faz parte GT de Gênero da ANA e da Coordenação da Campanha, que esteve junto com Laeticia Jalil no painel principal do evento, ela ressaltou a importância da participação das mulheres em todos os espaços: “Estamos encantadas com a ideia de fazer com que essa reflexão chegue ao máximo de pessoas possíveis. Uma coisa que a gente tem visto aqui e que cada vez mais se reforça é que quanto mais mulheres a gente tem nesses espaços de decisão política, mais essas discussões estão conseguindo entrar no âmbito do Estado, na discussão de políticas públicas”.
É urgente erradicarmos a exploração no trabalho doméstico e principalmente combatermos qualquer tipo de violência contra as mulheres. Pelo bem viver e por uma sociedade sadia, precisamos estar unidos nesta causa. O número para denunciar esse tipo de crime é: 180 – na Central de Atendimento à Mulher.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário