Vice-prefeito de Itacaré debate com Josias Gomes investimentos para a agricultura familiar
Genilson Souza esteve acompanhado pelo secretário municipal de Esporte e Cultura, Diego Augusto
O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia – recebeu em audiência lideranças do município de Itacaré.
A reunião contou com a participação do vice-prefeito, Genilson Souza, do secretário municipal de Juventude, Esporte e Cultura, Diego Augusto, e do chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro.
O encontro na SDR teve o objetivo de dinamizar a economia do município e desenvolver a agricultura familiar em toda a região, já que Itacaré possui mais de dois mil agricultores familiares cadastrados, de acordo com dados do último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O secretário Josias Gomes enfatizou que a município tem um grande potencial turístico, que deve ser aproveitado para levar desenvolvimento também para a agricultura familiar.
“Nossa meta é melhorar a vida das famílias que vivem no meio rural baiano. A região de Itacaré tem produção agrícola diversificada e temos que aproveitar isso para levar mais renda para o bolso do agricultor familiar”, argumenta Josias Gomes.
O vice-prefeito de Itacaré, Genilson Souza, afirmou que a SDR vem desempenhando uma parceria muito importante com o município.
“Todos esses investimentos vêm dando uma condição para Itacaré organizar os agricultores familiares de uma forma que dê sustentabilidade e, acima de tudo, condição de manter o homem no campo, gerando emprego, e renda, tanto na área do turismo – com o fornecimento de produtos agrícolas para rede hoteleira – quanto para a cidade e os demais munícipios da região, que também se beneficiam e consomem os produtos de qualidade da agricultura familiar”.
Genilson destacou, ainda, que o município quer cada vez mais fortalecer essa parceria entre a Prefeitura e o Estado.
“Entregamos à SDR mais um projeto que estamos chamando inicialmente de Centro de Formação, que tem capacidade de agregar outros serviços, além da informação. Essa integração pode aumentar o fluxo para o turismo rural e a capacidade de venda dos produtos da agricultura familiar no distrito de Taboquinha”, diz.
Ele continua dizendo: “Vemos nesse projeto a possibilidade real de fazer essa integração com o turismo rural de base comunitária, para o qual a gente pede o apoio e mais uma vez essa parceria com a SDR, que vem atuando em Itacaré de forma significativa”.
Somente pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, foram investidos mais de R$1,5 milhão, por meio de editais, beneficiando 117 famílias. Além disso, a secretaria também está investindo mais R$1,5 milhão na construção do mercado municipal.
Deixe um comentário