Viva Monteiro Lobato e a Literatura Infantil
Hoje, Monteiro Lobato completaria 141 anos. Ele é considerado o pai da Literatura Nacional Infantil. A data 18 de abril comemora-se o Dia do Livro Infantil Brasileiro em homenagem ao patrono deste gênero tão importante para a formação das pessoas. Quem não amou o Sítio do Picapau Amarelo? Depois de tanto sucesso, teve adaptação para a TV.
Monteiro Lobato criou obras geniais que atravessam gerações. Formou públicos leitores que passaram a amar a literatura e o prazer da leitura desde a infância e juventude. Na era digital, onde crianças e jovens estão praticamente hipnotizados por computadores, tablets e celulares, mais do que nunca é preciso que pais e familiares despertem nos mais novos o amor pela literatura e pelos livros, relação que considero insubstituível.
Aliás, o mestre Ariano Suassuna conta uma prosa primorosa de um amigo “invejoso” que tentou persuadi-lo de que o livro desapareceria. O suposto amigo citou o teórico McLuhan da Escola de Frankfurt, onde o pensador afirmava que os livros estariam todos na tela do computador. Ariano, com suas tiradas geniais, simplesmente respondeu: “E por que ele escreveu um livro para sustentar a tese dele?”.
O fato é que o mundo digital é irreversível. Os teóricos alemães da comunicação anteciparam esta visão já no século XX. No entanto, ainda acredito na teoria de Ariano Suassuna. O livro não pode nem deve morrer. Assim como é fato que o universo literário precisa formar novos leitores, e não há idade melhor para o despertar para leitura do que na infância.
Nesta data marcante, deixo o meu conselho: leiam com as crianças. Aqueles(as) que experimentam o amor pelos livros encontram uma das maiores razões da humanidade: pensar com a própria cabeça, sem perder de vista o olhar generoso para o próximo. Quem lê um livro ganha um aliado para vida inteira.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário