Viva os estudantes do Brasil! Futuro da nação!
O Dia do Estudante remete ao tempo do Imperador Dom Pedro I, que cunhou a data no ano de 1827, em homenagem aos dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, nas cidades de Olinda e São Paulo, respectivamente. O Brasil foi um dos últimos países do mundo a criar a primeira Universidade Pública baseada no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, coube aos estudantes lutar para fazer valer este direito.
A minha trajetória política teve início no Movimento Estudantil, ainda sob o regime ditatorial e de forma clandestina. A nossa geração arriscou a vida para refundar a UNE e redemocratizar o país, faria tudo novamente. Não imagino um Brasil sem democracia e com estudantes sem o direito do pleno exercício de suas convicções estudantis, políticas e sociais. Muitos companheiros e companheiras do PT descendem da luta dos estudantes e este legado tem sido retomado nos últimos anos.
Por ter forte influência dos estudantes no Partido dos Trabalhadores, os nossos mandatos e governos sempre priorizaram a educação transformadora, acreditamos nesta política pública como a grande veia revolucionária capaz de mudar a estrutura social do Brasil. Defendemos com muito orgulho o legado das cotas, a criação de novas universidades e institutos federais, a interiorização do ensino superior, a valorização do ensino básico e fundamental. Ser petista de verdade é defender educação de qualidade da creche até a universidade.
A volta de Lula à presidência resgata a nossa ideia de Pátria Educadora, neste ano já avançamos no aumento do Piso Salarial dos Professores, escolas de tempo integral, construção de novas escolas e creches, a retomada de novas universidades, incentivo à Ciência, Pesquisa e Extensão. Na Bahia, Rui e agora Jerônimo têm investido em escolas modelos para oferecer educação de excelência, são centros educacionais que superam a infraestrutura da maioria das instituições privadas.
Queremos um Brasil onde cada estudante possa realizar o sonho de se formar na profissão que desejar. Acreditamos em um país com pessoas que preferem os livros às armas, o conhecimento em detrimento da ignorância. A educação é o caminho mais seguro rumo à civilização brasileira pensada por Paulo Freire, Marilena Chauí, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e tantos outros pensadores e educadores.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário