SDR transformou a vida das pessoas no Semiárido baiano.
O Projeto Pró-Semiárido é tão importante e bem sucedido que foi eleito pelo Fundo Internacional Para o Desenvolvimento Rural (FIDA/ONU) como o melhor do mundo em 2020. Este reconhecimento mostra o quão acertada foi a condução do projeto na Bahia, liderado pela SDR. Beneficiamos diretamente 67.087 famílias em áreas de convivência com a seca.
A Bahia tem boa parte do seu vasto território no semiárido, durante muito tempo este território serviu de espólio pra indústria da seca comandada por coronéis que antecederam os governos petistas. Faltava água pra consumo familiar e na produção agrícola a maioria dos trabalhadores rurais eram obrigados a trabalhar em condições precárias e com baixas remunerações para os fazendeiros. O povo não era prioridade. Foi necessário planejamento e trabalho firme pra inverter esta lógica perversa de dominação.
Depois do Pró-Semiárido, provamos que com apoio do Estado e políticas públicas afirmativas é possível ter convivência com a seca e melhorar as condições de vida destes baianos que ali trabalham e residem. O FIDA/ONU reconheceu a importância do projeto pra trazer ações inovadoras como dar protagonismo a jovens, mulheres, quilombolas, assentamentos rurais, fundo de pasto. Este público que geralmente eram esquecidos pela velha política passaram a ter acesso à assistência técnica, implantação de tecnologia pra captação de água; apoio aos quintais agroecológicos, aviários, fortalecimento do associativismo, dentre outros.
Este projeto é vencedor porque desenvolvemos uma série de parcerias com prefeituras, movimentos sociais, Organizações Não Governamentais, Cooperativas e Associações de Agricultores Familiares. Este é modo do PT governar, com participações efetivas de vários atores da sociedade e tendo o povo como prioridade de governo. #BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário