
“Trump foi eleito para governar os EUA, não para ser o imperador do mundo.” – LULA
“Trump – Imperador do Brasil”
Autor: Edward Luce, colunista sênior de política global
Publicação: Financial Times, 22 de julho de 2025
Em um artigo publicado nesta terça-feira (22 de julho de 2025), Edward Luce compara a postura do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, a de um “imperador do Brasil”. Ele observa que o posicionamento de Trump — especialmente suas ameaças de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros — transcende o mero protecionismo e serve a propósitos políticos e ideológicos.
Luce destaca que, apesar do superávit comercial dos EUA com o Brasil, Trump mira setores que apoiam Jair Bolsonaro, como agronegócio e exportadores de carne bovina e café, sugerindo uma punição econômica indireta ao governo Lula. Segundo o colunista:
“A ameaça de Trump de impor tarifas de 50% às importações brasileiras pode parecer, à primeira vista, um movimento protecionista clássico. Mas o alvo real é o atual governo brasileiro e sua postura diante do ex‑presidente Jair Bolsonaro.”
Além disso, Luce argumenta que, ao atingir diretamente aliados de Bolsonaro, Trump acabou favorecendo politicamente Lula — “não é surpresa que a sorte de Lula tenha sido restaurada”. O artigo ainda faz um contraste com a Turquia, que apesar de também ter superávit com os EUA e uma postura autoritária (prendendo opositores), foi poupada por Trump, recebendo tarifas menores de apenas 10%.
Luce entende que Trump está usando o comércio internacional como instrumento para pressionar decisões internas no Brasil. Ele alerta que isso abre um precedente perigoso para a democracia global, interferindo na soberania de nações aliadas.
Encerrando, o autor rebate diretamente o próprio Trump, citando Lula:
“Trump foi eleito para governar os EUA, não para ser o imperador do mundo.”
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Deixe um comentário