Nova York elege prefeito socialista em revés para o trumpismo
Ventos de mudança atingem a maior cidade dos Estados Unidos. Na eleição para prefeito, os nova-iorquinos elegeram o socialista Zohran Mamdani, que também é muçulmano. Durante a campanha, o democrata marcou posição contra Donald Trump: “Se há uma cidade capaz de mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o viu nascer”. Sua campanha foi pautada por propostas de melhorias concretas para a vida da população.
Vencer na principal metrópole dos EUA — que ajudou a projetar Trump nacionalmente — não foi fácil. Mas, em sua plataforma, Mamdani propôs ações alinhadas às necessidades da maioria: transporte público gratuito, congelamento de aluguéis, creches gratuitas e a criação de uma rede municipal de supermercados para baratear os alimentos. Em um contexto de alta do custo de vida, a população demonstrou buscar soluções reais para problemas cotidianos, ao invés de polarização vazia.
A vitória do democrata enfrentou forte oposição: Trump atuou como cabo eleitoral do adversário, o ex-governador Andrew Cuomo. Durante a disputa, o presidente ameaçou cortar verbas federais de Nova York caso Mamdani vencesse: “Se o candidato comunista Zohran Mamdani ganhar, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais além do mínimo exigido”, publicou em sua plataforma Truth Social.
Os nova-iorquinos, no entanto, não cederam às ameaças e elegeram o socialista democrático Zohran Mamdani por 8 pontos de diferença. Trata-se de uma vitória significativa para um jovem de 34 anos, imigrante, socialista e muçulmano — tudo o que o trumpismo rejeita. A eleição em Nova York traz uma lição poderosa: o campo progressista não deve recuar de pautas que transformam a vida das pessoas, especialmente nas cidades, onde a população vive e sente no cotidiano o impacto das políticas públicas.
Que os ventos do progresso sigam levando esperança aos povos. Derrotar a extrema-direita em todas as frentes é pavimentar o caminho para forças democráticas comprometidas com uma nova ordem multipolar, conectada com a resolução de problemas reais das populações.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Deixe um comentário