20 de novembro – Dia da Consciência Negra: “Ó Tempo rei: Transformai as velhas formas do viver”…
O 20 de novembro celebramos o Dia da Consciência Negra e o Dia de Zumbi dos Palmares. Foi nesta data no ano de 1695 que um dos maiores líderes negros da nossa história foi capturado, executado e teve a cabeça exposta em praça pública no Recife. Seu martírio, assim como o de tantos outros guerreiros negros libertários, deixou um legado de luta para o povo negro!
O Dia da Consciência Negra, no entanto, ainda enfrenta forte resistência dos setores escravistas da sociedade, que insistem em aprisionar nossos companheiros num passado inglório, reproduzindo uma lógica perversa de exploração e opressão e negando os direitos humanos do povo negro. No Brasil, segundo o Atlas da Violência, os negros representam 75,7% das vítimas de homicídio e também são os maiores alvos da violência policial, de acordo com o PNUD.
Mesmo com o avanço de políticas públicas afirmativas, como as cotas na educação e em concursos públicos, o Estatuto da Igualdade Racial, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e o Programa Periferia Viva, ainda temos uma sociedade assolada pelo racismo estrutural. Esse racismo faz com que a população negra enfrente uma série de dificuldades, evidenciadas pelos indicadores sociais do IBGE: enquanto pretos e pardos representavam 55,7% da população em 2022, a proporção desse grupo entre todos os brasileiros abaixo da linha de pobreza era de 70,3%, ante 28,7% de brancos. Quando olhamos os números da extrema pobreza, a discrepância é ainda maior: 73,2% eram negros e 25,8% brancos.
A luta do povo negro deve ser abraçada por todo o setor progressista, ainda mais na atualidade em que o neoliberalismo e o fascismo tentam destruir o Estado e toda forma de organização que aponte para um futuro melhor para os brasileiros.
O governo Lula e nós do Partido dos Trabalhadores temos como uma das metas centrais derrotar o racismo estrutural em nosso país e saldar uma dívida histórica com a população negra do Brasil. Sem a luta, a história, a cultura, a arte, o trabalho e a ancestralidade dos negros no país, seríamos uma nação muito mais pobre em todos os aspectos.
Hoje e sempre é dia de exaltar o povo negro! Que a nossa indignação perante tamanha injustiça e desumanidade seja a força transformadora capaz de fazer do Brasil a nação soberana de todos os brasileiros.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário