Biofábrica aposta no potencial de mercado da Banana Prata Anã
Dirigida por Lanns Almeida, a empresa está desenvolvendo pesquisas tecnológicas para a produção de mudas de alta qualidade
O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destaca o excelente trabalho desenvolvido pelo Instituto Biofábrica de Cacau, dirigido por Lanns Almeida.
Além das pesquisas que resultaram em novas mudas para incrementar a produção do cacau na região Sul da Bahia, a Biofábrica também desenvolve tecnologia para beneficiar a cultura da banana, especialmente a espécie banana Prata Anã, que já desponta com alto potencial para conquistar mercados e novos consumidores.
“As mudas produzidas pelo Instituto Biofábrica têm tecnologia da Embrapa embarcada em todo o processo. São multiplicadas através de micropropagação vegetativa. As principais variedades de banana produzidas são: Prata, Prata Anã, Maçã Princesa, Prata Gorutuba, Prata Catarina e a Terra Maranhão”, informa Lanns Almeida.
Todas essas variedades têm vantagens produtivas, de resistências às doenças, precocidade e qualidade que garantem ao agricultor e à agricultora uma melhoria na renda.
Segundo ele, na implantação de Sistemas Agroflorestais a banana tem uma importância para a geração de renda nos primeiros dois anos, conseguindo “bancar” essa implantação.
“A retomada da produção de mudas de banana tem o acompanhamento da ADAB para que a estrutura do Parque Fabril de produção de mudas seja uma área de mitigação de risco para a garantia da qualidade e da sanidade do material”, completa o dirigente da Biofábrica.
Deixe um comentário