
Acordo entre Mercosul e UE: Lula promete concluir negociação antes de deixar presidência do bloco
Lula, o camisa 10 da política mundial
Em tempos de desafios globais, nada é mais importante do que contar com um presidente respeitado internacionalmente, o verdadeiro camisa 10 da política mundial. Sempre empenhado em fortalecer as relações comerciais do Brasil e do sul global, o presidente Lula, em missão na França, pediu o apoio do presidente francês Emmanuel Macron para a concretização do acordo entre a União Europeia e o Mercosul.
Há duas décadas, ocorrem tratativas entre o Mercosul e a União Europeia para fechar um acordo que integraria dois dos maiores blocos econômicos do mundo. Juntos, Mercosul e UE reúnem cerca de 718 milhões de pessoas e representam um Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 22 trilhões. Em entrevista coletiva em Paris, Lula lembrou que o Brasil assume a presidência do bloco sul-americano no próximo semestre, com um mandato de seis meses e reiterou seu compromisso com esse tratado essencial para ambos os blocos:
“Quero lhe comunicar que não deixarei a presidência do Mercosul sem concluir o acordo com a União Europeia”, disse, dirigindo-se diretamente a Macron.
Diante das ameaças comerciais originadas dos EUA lideradas por Donald Trump, os dois blocos econômicos precisam reforçar suas relações políticas, comerciais e diplomáticas. Ninguém mais preparado do que o estadista Lula para liderar esse processo e garantir o fortalecimento da parceria entre Mercosul e União Europeia. Assim, o Brasil se coloca no centro da geopolítica, construindo uma nação mais soberana e justa.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário