Bloco Leão do Norte leva o maracatu para Toronto no Canadá
Carnaval pernambucano na neve? Sim. E este não é o trailer do novo filme de Kléber Mendonça. É, na verdade, a saudade materializada de quatro pernambucanos que criaram o Bloco Leão do Norte, em Toronto, no Canadá, para reviver o carnaval de Recife e Olinda. É o “maracatu congelante”, com sensação térmica de –30 °C, mas nada que o sangue quente dos nordestinos não consiga driblar para exaltar a nossa cultura.
Não importa o lugar do mundo: onde tem nordestino, nossas tradições permanecem vivas. Segundo Bruna Tiné, uma das fundadoras do Bloco Leão do Norte em entrevista ao Diário de Pernambuco, o sonho de desfilar em Toronto ao som do maracatu começou há mais de uma década, quando ela conheceu um grupo que tocava o consagrado gênero que faz ferver os carnavais pernambucanos.
Quem pensa que o Leão do Norte foi a primeira iniciativa de curtir o Carnaval pernambucano em terras estrangeiras vai se surpreender: em Montreal, já existe o “Galo da Neve”. É o que afirma a recifense Carolina Cavalcanti, que também reside no Canadá e acompanha de perto os roteiros carnavalescos na terra da neve. Afinal, nada melhor do que um bom maracatu, o frevo e a energia contagiante do nosso povo para esquentar o corpo e, por alguns instantes, viver a magia de pertencer à terra natal.
Desejo vida longa ao Leão do Norte e ao Galo da Neve para que a nossa rica cultura continue presente em todas as partes do mundo. Quando o assunto é cultura nordestina, não existe fronteira que limite a nossa gente, que canta e dança reafirmando o orgulho de ser brasileiro. Viva a magia do Carnaval!
Josias Gomes
Conselheiro do TCE/BA