Jornada da Juventude: jovens em ação transformam a nação
O local escolhido para abrigar a jornada da juventude foi a Escola Família Agrícola de Ribeira do Pombal, aconchegante e bem arborizada não poderia ter melhor lugar, os amplos espaços de convivência propiciam a harmonia entre os participantes. O público presente composto por jovens rurais de origens diversas: indígenas, quilombolas, assentados da Reforma Agrária escolheram como tema central do encontro Jovens em ação transformam a nação.
A II jornada da juventude com estudantes da Escola Família Agrícola em Cícero Dantas reuniu jovens de 16 municípios, marcou também o reencontro deles, já que a pandemia impediu por dois anos essa convivência tão fundamental na formação de todos.
Durante os dois dias do evento, discutiram a conjuntura política, conversaram sobre os dois anos de pandemia, mas sobretudo nos debates em grupos e plenárias, apontaram os caminhos por onde seguir, exigindo seus direitos.
Eu fiquei encantado com o nível de discussão do pessoal, a síntese desse debate está na Carta redigida por eles e entregue a mim e a deputada estadual Fátima Nunes, braço forte da juventude no Sertão.
Eu sou um admirador incondicional das EFAs, a Escola Família Agricola prepara o jovem tanto profissionalmente como para exercer o seu papel de cidadão. A cultura dos direitos do cidadão é muito bem compreendido por todos, dos monitores aos alunos. Os resultados são jovens esclarecidos de seu papel na sociedade.
O Brasil da esperança tem que agir no presente para garantir a estes jovens ensino público de qualidade, acesso a emprego formais, melhoria da qualidade de vida por meio do esporte, cultura e lazer, como está contido na carta aprovada no final do encontro.
Durante a jornada ficou muito bem definido o compromisso de todos os companheiros e companheiras com um Brasil sem ódio nem rancor onde predomine o espírito solidário típico do brasileiro de modo geral e nordestino em particular.
A sugestão que fiz no final do encontro foi que a carta sirva de orientação para o debate nos municípios onde os participantes moram.
Pela importância da Carta e por saber que a mesma ocupará um lugar de destaque na história das EFAs, irei reproduzi-la na íntegra só no final do texto.
Parabenizo aos organizadores do evento da Pastoral Rural, Rede Cooperacaju, Sindicato Rural, AECFARCIDA por nos proporcionar um debate tão rico e plural neste momento decisivo em que vivemos!
_A juventude do sertão tá com Josias Gomes e Fátima Nunes,
Lula e Jerônimo e o nosso senador Otto. Juventude que luta triunfa!_
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário