O FORRÓ GANHOU O MUNDO – João Gomes no Rock in Rio
Ontem, no Rock in Rio, João Gomes não subiu sozinho ao palco. Com ele, subiram Pernambuco, o Nordeste e uma cultura inteira.
Teve forró, frevo, maracatu, bonecos gigantes, Boi da Macuca, Homem da Meia-Noite, a força do Maestro Spok e de tantos artistas populares. A Cidade do Rock virou, por algumas horas, um grande terreiro da cultura nordestina.
E pensar que, durante tantos anos, disseram que o forró estava fora de moda. Que era música do passado, restrita às festas juninas e ao Nordeste.

Ontem, a resposta veio do palco e, principalmente, do público: o forró nunca esteve fora de moda. O forró é raiz, identidade e resistência. É Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Flávio José, Assisão e tantas gerações que abriram caminho para que jovens como João Gomes levassem essa tradição adiante.
Quando João Gomes cantou para uma multidão no Rock in Rio, não estava apenas celebrando o sucesso de um artista. Estava mostrando que é possível ganhar o Brasil e o mundo sem esconder o sotaque, sem abandonar as raízes e sem pedir licença para ser nordestino.
Foi bonito demais ver Pernambuco ocupando aquele espaço com tanta grandeza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/B/E/OrsbDbQ3KW5KUlXEEphQ/304789068-1134403753813703-2718670729046806983-n-1-.jpg)
O forró está vivo.
A cultura nordestina está viva.
E continua ganhando o mundo.
Que orgulho de ser nordestino!
Josias Gomes
Engenheiro agrônomo, ex-deputado federal, devoto do Padim Ciço e, atualmente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia.
