skip to Main Content
Projetos Que Inspiram Muitos Outros!

Projetos que inspiram muitos outros!

Projetos vitoriosos precisam ser compartilhados para inspirar outros que iniciam a sua caminhada e encher de esperança quem já está na estrada há algum tempo, mas ainda não alcançou os resultados esperados.
 
O exemplo de hoje é o do Assentamento Dois Riachões, que fica no município de Itapetinga.
 
O primeiro grande passo para o sucesso foi a organização coletiva dos agricultores familiares e parceiros.
 
Eles estabeleceram a meta de desenvolver a produção de cacau e derivados de forma agroecológica, o que garantiu aos assentados as mais reconhecidas certificações de qualidade – tanto nacional quanto internacional.
 
Dois Riachões possui certificação orgânica nacional pela Rede Povos da Mata.
 
A nível internacional conquistou as certificações Econsert, Slow food.
 
O controle de qualidade dos agricultores familiares segue em ritmo acelerado e nesta última semana o assentamento obteve o Selo de Indicação Geográfica Sul da Bahia, que permite ter toda rastreabilidade do cacau certificada.
 
A produção de produtos orgânicos é a certeza de garantir mercados internos e externos.
 
No caso de Dois Riachões, eles têm clientes que buscam cacau superior como a Amma Chocolates e Dengo Chocolates.
 
A média de produção anual é de 20 toneladas de cacau.
 
Os agricultores também participam de feiras e eventos focados em alimentos orgânicos, onde vendem hortifrutigranjeiros, nibs e chocolates.
 
Esta organização coletiva do assentamento Dois Riachões permitiu triunfos como o de Luciano Ferreira da Silva, que representou o Sul da Bahia com o nibs de cacau cabruca, no Terra Madre SalondedelGusto 2018, maior evento da rede SlowFood-Terra Madre, na Itália.
 
Destacamos a rede de cooperação formada em torno deste projeto.
 
Dois Riachões conta com o apoio da CEPLAC, Governo do Estado, SEBRAE e Sistema S, Rede Povos da Mata de certificação orgânica, Centro de Inovação do Cacau – CIC/PCTSB, UESC, Arapyaú, SENAR/FAEB, dentre outros.
O projeto é alicerçado em 8 cooperativas, sendo 7 da Agricultura Familiar.
 
O diretor executivo e engenheiro agrônomo da Associação Cacau Sul Bahia/IG, Cristiano Sant´Ana, é parceiro do assentamento e ressalta a qualidade de cacau produzido no Sul
da Bahia.
 
“Estamos na seleta lista dos produtos que possuem certificação geográfica como Cachaça Salinas, Café do Cerrado, Vale dos Vinhedos, Campagne, Presunto Parma e Queijo Canastra. É o reconhecimento oficial de que a nossa região faz um produto único no mundo”.
 
Vamos lutar para multiplicar em outras comunidades esta extraordinária experiência que Dois Riachões apresenta a todos nós.
 
Afinal, projetos vencedores devem ser aprimorados e democratizados.
 
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
 
Se concorda, compartilhe!
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top