Patrono da educação!
A vida e obra de Paulo Freire falam por si.
A sua atuação e obra, sem sombra de dúvida, o coloca com um dos maiores brasileiros de todos os tempos.
Paulo Freire teve reconhecimento internacional e é detentor de 48 títulos, entre doutorados honoris causa e outras honrarias de universidades e organizações brasileiras e do exterior. Um recorde nacional.
Entre os seus tantos feitos, podemos citar que ele é o escritor da terceira obra mais citada em trabalhos de ciências humanas do mundo: Pedagogia do Oprimido.
A figura humana deste nordestino, pernambucano, merece destaque por sua luta incansável em buscar libertar o povo através da educação. O que lhe gerou inúmeras perseguições dos poderosos, ao ponto de ter que se exilar durante a ditadura civil-militar.
Freire foi acusado de subversão pelos reacionários.
No entanto, não existe mal que dure para sempre. Já obras geniais, sim.
Por força da lei Lei nº 12.612, publicada em 2012, o pensador foi laureado com o título de Patrono da educação brasileira.
A luta de Paulo Freire está mais viva do que nunca, ainda mais em tempos sombrios, onde os inimigos da educação seguem a “Caça às Bruxas” e à memória dos nossos pensadores.
E, ao mesmo tempo, desmontam a educação e a ciência brasileira!
O maior legado deste cidadão do mundo é deixar o exemplo de que enquanto existir um oprimido no mundo, existem infinitos motivos para lutarmos por sua libertação.
Viva Paulo Freire!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário